O violinista clássico húngaro, Vilmos Holáh atua em Santiago do Cacém, esta segunda-feira, pelas 21:00, no Auditório Municipal António Chainho.

É vencedor de vários prémios e vai estar em Santiago do Cacém depois de se apresentar como solista em vários países e ter participado em numerosos festivais. É embaixador da cultura húngara e este concerto acontece a convite da Embaixada Húngara em Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Como solista, tocou em quatro continentes. Além de numerosos festivais e capitais musicais, representou a cultura húngara em lugares como Cuba, Vietname, Qatar, Índia, Tailândia, Líbano, China e Taiwan. Ministrou cursos como professor visitante em instituições musicais de Pequim, Taipei, Havana, Saigon, Hanói, Bangkok, Delhi, Calcutá e Montana.

Atuou como concertino desde 1990. Dirigiu os naipes da Ópera Estatal Húngara, da Orquestra Sinfónica Dohnányi Ernő e da Orquestra Sinfónica MÁV. Além disso, juntou-se ao Quarteto de Cordas de Budapeste, à Orquestra de Câmara Failoni da Ópera Estatal Húngara e à Camerata Transsylvanica. Em 2005, juntou-se ao Quarteto de Cordas Auer, vencedor do Prémio Liszt. Além de inúmeros concertos nacionais e noestrangeiro, também gravou com 10 quartetos e música de câmara obras para piano de László Lajtha. Desde 2010, dirige a Orquestra Sinfónica da Rádio Húngara e a Orquestra Filarmónica de Sião como primeiro concertino.

Em 2019, JASTA, ADMA e TMEA elegeram-no membro honorário. Toca frequentemente com Tamas Vásáry, Péter Eötvös, Ádám Fischer, Jurij Simonov.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.