Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULSLA arranca hoje nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), vai lançar hoje a atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), que inicialmente terá capacidade para cinco camas nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém. A nova valência, que entra hoje em funcionamento, vai contar com uma equipa composta por médicos, enfermeiros, assistentes técnica do [...]
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), vai lançar hoje a atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), que inicialmente terá capacidade para cinco camas nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém.
A nova valência, que entra hoje em funcionamento, vai contar com uma equipa composta por médicos, enfermeiros, assistentes técnica do social, sendo uma alternativa ao internamento hospitalar, que será substituído pelo internamento no domicílio do doente.
“Assim o doente estará no conforto do seu lar e receberá a mesma qualidade dos cuidados que teria numa enfermaria do hospital”, destaca a ULSLA em comunicado.
Nesta primeira fase, a UHD da ULSLA irá abranger os concelhos de Santiago do Cacém e de Sines num total de cerca de 44 mil habitantes, cerca de 1.300 quilómetros quadrados.
“Os destinatários desta unidade de hospitalização domiciliária serão utentes dos concelhos de Santiago do Cacém e Sines que têm critérios clínicos de internamento e condições sociais que permitam a sua hospitalização domiciliária”, acrescentou.
O internamento em casa vai funcionar 24 horas por dia todos os dias do ano, estando previsto que, nas primeiras 24 horas após admissão, o doente recebe a visita do médico e enfermeiro.
“Pretende-se uma prestação de cuidados centrada no doente e cuidador, mantendo a sua igualdade de direitos e deveres”, destaca a ULSLA.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024