Um total de 31 recenseadores, distribuídos pelas oito freguesias do concelho de Santiago do Cacém, começaram esta semana a entregar as cartas com os códigos para responder aos questionários nas caixas de correio dos agregados familiares, no âmbito da operação Censos2021.

 

A primeira fase da operação, que este ano é marcada pela pandemia da covid-19, vai decorrer até dia 18 de abril, como explicou à rádio M24 Sérgio Pratas, delegado municipal do Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A primeira fase já arrancou e vai até 18 de abril. Nesta fase os recenseadores vão estar na rua a entregar as cartas, os chamados códigos livres, para que os residentes possam responder através da internet. Este ano são 31 recenseadores repartidos pelas oito freguesias do concelho", disse.

A partir de 19 de abril "vão abrir as plataformas de resposta, via internet, e a partir dessa data os residentes já com os seus códigos podem aceder à internet e responder", acrescentou.

Ao aceder à página da internet censos2021.ine.pt pode responder ao inquérito que é obrigatório e confidencial, preferencialmente, até 03 de maio.

"Gostaríamos muito e apelávamos à população que até à primeira semana de maio, conseguissemos ser céleres e ter as respostas", concluiu.

As respostas poderão também ser dadas nos e-balcões das Juntas de Freguesia ou preenchendo os questionários em papel que os recenseadores começarão a entregar a partir de 31 de maio, cumprindo protocolos de segurança em saúde pública.

A nível nacional, estarão envolvidas na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 cerca de 15.000 pessoas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.