Start Campus faz parceria com a DE-CIX para expandir os serviços de Internet Exchange para Sines
A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento de ecossistemas de energia 100% verde, anunciou que a sua localização, em Sines, será em breve a casa da DE-CIX, a operadora líder mundial de Internet Exchange (IX). De acordo com a empresa, em comunicado, a DE-CIX, que também alberga o maior ecossistema de interconexão neutra de operadoras [...]
A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento de ecossistemas de energia 100% verde, anunciou que a sua localização, em Sines, será em breve a casa da DE-CIX, a operadora líder mundial de Internet Exchange (IX).
De acordo com a empresa, em comunicado, a DE-CIX, que também alberga o maior ecossistema de interconexão neutra de operadoras e centros de dados do planeta, está a expandir para o sul da Europa com um novo Ponto de Presença (PoP) no projeto SINES, da Start Campus.
"O campus de centros de dados 100% sustentável da Start Campus, alimentado por instalações de energia renovável 24 horas por dia, sete dias por semana, será o local de um futuro ponto de acesso para o DE-CIX Lisboa, com conetividade direta a outros IXs do DE-CIX no Sul da Europa, como Madrid, Barcelona e Marselha. Quando os serviços estiverem operacionais em 2024, Sines, surgirá como um ‘hub’ de conetividade intercontinental chave e um importante ponto de troca de tráfego de dados de e para a Europa, América do Norte, América do Sul e África", l~e-se no comunicado.
Sines tem uma posição única no extremo sudoeste da Europa e vários fornecedores submarinos planeiam instalar os seus sistemas no projeto SINES da Start Campus, incluindo a EllaLink, que interliga a Europa, a América do Sul e a África.
“Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas à DE-CIX na Start Campus e por oferecer aos nossos clientes uma solução IX líder da indústria que manterá o tráfego local, enquanto encaminha os dados de forma mais eficiente através do footprint interligado da DE-CIX, que abrange várias regiões metropolitanas, continentes e centenas de centros de dados”, frisou Fabiola Bordino, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Marketing da Start Campus.
Segundo a responsável, “à medida que construímos o primeiro campus de data center 100% sustentável e alimentado por energia renovável ’24/7′ do setor, empresas como a DE-CIX são essenciais. Permitir a facilidade de interconexão e alcance exemplifica a nossa missão de criar um ecossistema digital robusto para beneficiar o setor e nosso mercado local”.
Por seu lado, Theresa Bobis, diretora regional da DE-CIX para a Europa do Sul, mostrou-se “entusiasmada por ajudar a anunciar uma nova era de conetividade em Sines, Portugal, com o projeto SINES da Start Campus”.
“Sines vai ser o lar de vários sistemas submarinos que interligam e servem o Sul da Europa, juntamente com a maior proximidade e alcance de África e outros mercados europeus, a DE-CIX está
entusiasmada por expandir a sua presença no Sul da Europa para Sines, fortalecendo a conetividade para Portugal e não só”, sublinhou.
A DE-CIX oferece serviços de interconexão em cerca de 50 mercados metropolitanos na Europa, África, América do Norte, Médio Oriente e Ásia. Acessível a partir de centros de dados em mais de 600 cidades em todo o mundo, o DE-CIX interliga milhares de operadores de rede (carriers), fornecedores de serviços Internet (ISPs), fornecedores de conteúdos e redes empresariais de mais de 100 países e oferece serviços de interligação e de ‘cloud peering’.
A DE-CIX em Frankfurt, Alemanha, é um dos maiores intercâmbios de Internet do mundo, com um volume de dados de quase 34 Exabytes por ano (a partir de 2022) e cerca de 1100 redes ligadas.
A Start Campus dedica-se à utilização de localizações estratégicas para permitir a conetividade de gateway. A sua parceria com a DE-CIX marca um passo importante na concretização da sua visão de ecossistemas de centros de dados com suporte sustentável, com sistemas de arrefecimento de água do oceano, redes elétricas de alta tensão e cabos de fibra ótica internacionais de alta capacidade prontos para canalizar o tráfego IX no final de 2023.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024