Start Campus estabelece parceria com Nautilus Data Technologies para opções de arrefecimento sustentável
A Start Campus, a empresa responsável pelo desenvolvimento do Projeto SINES 4.0 - um centro de dados de hiperescala de 495 MW - e a Nautilus Data Technologies estabeleceram um memorando de entendimento estratégico para apoiar o arrefecimento sustentável das operações, foi hoje divulgado. Com este memorando de entendimento, a Start Campus passará a integrar [...]
A Start Campus, a empresa responsável pelo desenvolvimento do Projeto SINES 4.0 - um centro de dados de hiperescala de 495 MW - e a Nautilus Data Technologies estabeleceram um memorando de entendimento estratégico para apoiar o arrefecimento sustentável das operações, foi hoje divulgado.
Com este memorando de entendimento, a Start Campus passará a integrar "o sistema pioneiro de arrefecimento com consumo zero de água da Nautilus, uma tecnologia patenteada que aumenta a eficiência energética e as capacidades de arrefecimento em várias fases do projeto".
Desta forma, a Start Campus e a Nautilus irão trabalhar em conjunto para implementar a tecnologia de arrefecimento durante a fase 1 da construção, atualmente em curso em Sines. As unidades ajudarão a melhorar os projetos de refrigeração existentes no campus para satisfazer os requisitos de servidores de alta densidade e refrigerados a líquido da Start Campus. Na fase 2, a Start Campus planeia aproveitar toda a tecnologia integrada da Nautilus e a solução de fornecimento para a sua expansão de 120 MW.
"A Start Campus está sempre entusiasmada por encontrar parceiros dedicados que partilham a nossa visão para um modelo de centro de dados sustentável e eficiente. Esta parceria com a Nautilus alinha-se perfeitamente com a nossa missão de explorar soluções inovadoras que maximizem a eficiência e minimizem o impacto ambiental. Mal podemos esperar para ver o futuro desta colaboração", afirmou Afonso Salema, CEO da Start Campus.
Por seu lado, Rob Pfleging, CEO da Nautilus Data Technologies, "a Nautilus fornece a infraestrutura de base que, quando combinada com parceiros como a Start Campus, abre caminho para os centros de dados mais eficientes e sustentáveis".
"A parceria com a Start Campus, visionária no setor dos centros de dados, permite-nos elevar a eficiência e a gestão ambiental das nossas soluções. Juntos, estamos a remodelar o plano cenário dos centros de dados do futuro", adiantou.
À medida que a parceria evolui, ambas as entidades preveem que o sistema patenteado de arrefecimento a água da Nautilus desempenhe um papel integral nos projetos da Start Campus. O objetivo mútuo é incorporar toda a amplitude da tecnologia de ponta da Nautilus em projetos futuros, impulsionando uma maior eficiência e sustentabilidade no sector dos centros de dados.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024