Sines recebe simpósio e lança Cátedra Vasco da Gama e Centro de Extensão da Universidade Aberta
O Centro de Artes de Sines acolhe, na próxima segunda-feira, às 14:30, um simpósio que assinala o 5.º centenário da morte de Vasco da Gama. O evento é marcado pela celebração de um memorando de entendimento, entre a Universidade Aberta e o Município de Sines, para a fundação da Cátedra Vasco da Gama de Estudos [...]
O Centro de Artes de Sines acolhe, na próxima segunda-feira, às 14:30, um simpósio que assinala o 5.º centenário da morte de Vasco da Gama. O evento é marcado pela celebração de um memorando de entendimento, entre a Universidade Aberta e o Município de Sines, para a fundação da Cátedra Vasco da Gama de Estudos Globais.
O Simpósio Temático intitulado “Vasco da Gama, Construtor da Globalização”, organizado pela Cátedra Vasco da Gama de Estudos Globais, do Centro Local de Acesso à Cultura e Ciência da Universidade Aberta de Sines, Município de Sines e Centro de Estudos Globais, pretende lembrar o navegador no contexto do país e do mundo do seu tempo.
O encontro terá como oradores convidados Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra, Mariagrazia Russo, reitora da Universidade Internacional de Roma, José Eduardo Franco e José António Falcão, do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, Alexandra Pelúcia, do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, Ricardo Estevam Pereira, do Museu de Sines, e Sandra Patrício, do Arquivo Municipal de Sines.
“Pretendemos revisitar a vida e as realizações deste importante construtor da globalização e analisar criticamente os contornos do seu papel no seu tempo para melhor compreendemos o mundo novo que hoje é plenamente o nosso”, salientou José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, citado num comunicado.
O simpósio, de acesso livre e aberto a todos os interessados, constitui uma acção de formação de curta duração creditada pela Universidade Aberta.
De acordo com os promotores, o evento é marcado pela celebração de um memorando de entendimento, entre a Universidade Aberta e o Município de Sines, para a fundação da Cátedra Vasco da Gama de Estudos Globais.
"Trata-se da primeira cátedra deste género em Portugal e funcionará simultaneamente em Lisboa e Sines, coincidindo com a criação, nesta região alentejana, de um Centro Local de Acesso à Cultura e à Ciência (CLACC) da Universidade Aberta, sob a égide do Centro de Estudos Globais", referem.
Ambas as instituições entrarão em funcionamento no primeiro trimestre de 2025.
Segundo José António Falcão, membro do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta e coordenador da Comissão Organizadora da Cátedra Vasco da Gama e do CLACC, também citado no comunicado, “o surgimento destas entidades académicas pretende, à luz do ideário da Universidade Aberta, torná-la presente em Sines, promovendo o acesso à cultura, à investigação e à formação superior em territórios mais distantes dos grandes centros universitários de ensino regular”.
“Com a criação das duas novas instituições, complementares entre si, deseja-se fazer de Sines um eixo estratégico de dinamização de atividades culturais, científicas e de formação avançada ao serviço das populações da região. O exemplo de Vasco da Gama é um forte incentivo para lembramos quem somos e de onde vimos e para oferecermos aos nossos jovens um futuro qualificado”.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024