Sines recebe reunião do consórcio do projeto Greener para impulsionar indústria das energias verdes
Sines foi o palco da mais recente reunião de coordenação do projeto Greener, uma iniciativa transfronteiriça focada no desenvolvimento do mercado de trabalho da indústria auxiliar das energias verdes que envolve as regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia (AAA), foi hoje divulgado.

Foto: Sines Tecnopolo
O encontro, realizado no Sines Tecnopolo, "reuniu os parceiros do projeto para alinhar estratégias e avançar na implementação de ações concretas que reforcem a transição energética e a competitividade regional", explicou, em comunicado, a academia.
Durante o encontro foi discutida a realização de uma iniciativa que "reunirá especialistas, empresas, instituições académicas, centros de formação, administração pública e representantes da sociedade civil".
Este encontro terá como objetivo "desenvolver soluções inovadoras que respondam aos desafios identificados no setor", reforçando assim "o compromisso do projeto 'Greener' com a dinamização do mercado de trabalho na indústria das energias verdes".
"A capacitação profissional foi também um dos temas em evidência, com a aposta em programas de formação orientados para a qualificação de trabalhadores da indústria auxiliar, profissionais em transição e novos talentos", salientou o Sines Tecnopolo.
Destaque ainda para a "apresentação do Congresso de Hidrogénio Verde", um evento que reuniu, no início deste mês, em Espanha, "especialistas e decisores políticos para debater o papel estratégico deste recurso na transição energética, explorando desde os processos de produção até às oportunidades de investimento e desenvolvimento económico na região".
No final do encontro, os parceiros visitaram o HyLab – Laboratório Colaborativo de Hidrogénio Verde, onde conheceram projetos pioneiros que estão a moldar o futuro do setor.
O projeto 'Greener' visa fortalecer o setor das energias renováveis, promovendo o desenvolvimento económico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental na região AAA.
Aposta na qualificação profissional, no reforço da indústria auxiliar e na inovação, através de uma aliança colaborativa que liga universidades, empresas e administrações públicas.
Integrado no Programa Interreg VI A Espanha - Portugal (POCTEP) 2021-2027, o projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Queda de telhado fatal para homem de 60 anos em São Luís
09/04/2025

Start Campus inaugura primeiro de seis edifícios do mega centro de dados em Sines
04/04/2025

Santiago do Cacém avança com construção de 48 habitações a custos controlados
04/04/2025

Indorama Ventures vende fábrica de Sines
16/04/2025