Foto: Sines Tecnopolo

O encontro, realizado no Sines Tecnopolo, "reuniu os parceiros do projeto para alinhar estratégias e avançar na implementação de ações concretas que reforcem a transição energética e a competitividade regional", explicou, em comunicado, a academia.

Durante o encontro foi discutida a realização de uma iniciativa que "reunirá especialistas, empresas, instituições académicas, centros de formação, administração pública e representantes da sociedade civil".

Este encontro terá como objetivo "desenvolver soluções inovadoras que respondam aos desafios identificados no setor", reforçando assim "o compromisso do projeto 'Greener' com a dinamização do mercado de trabalho na indústria das energias verdes".

"A capacitação profissional foi também um dos temas em evidência, com a aposta em programas de formação orientados para a qualificação de trabalhadores da indústria auxiliar, profissionais em transição e novos talentos", salientou o Sines Tecnopolo.

Destaque ainda para a "apresentação do Congresso de Hidrogénio Verde", um evento que reuniu, no início deste mês, em Espanha, "especialistas e decisores políticos para debater o papel estratégico deste recurso na transição energética, explorando desde os processos de produção até às oportunidades de investimento e desenvolvimento económico na região".

No final do encontro, os parceiros visitaram o HyLab – Laboratório Colaborativo de Hidrogénio Verde, onde conheceram projetos pioneiros que estão a moldar o futuro do setor.

O projeto 'Greener' visa fortalecer o setor das energias renováveis, promovendo o desenvolvimento económico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental na região AAA.

Aposta na qualificação profissional, no reforço da indústria auxiliar e na inovação, através de uma aliança colaborativa que liga universidades, empresas e administrações públicas.

Integrado no Programa Interreg VI A Espanha - Portugal (POCTEP) 2021-2027, o projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.