Sines: Fusion Fuel Green investe oito milhões de euros em projeto de hidrogénio
A Fusion Fuel Green vai avançar com um investimento de oito milhões de euros para produzir hidrogénio verde em Sines, segundo o ‘Jornal de Negócios’. A empresa portuguesa avança depois de ter recebido a aprovação do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos para a comparticipação no projeto no valor de [...]
A Fusion Fuel Green vai avançar com um investimento de oito milhões de euros para produzir hidrogénio verde em Sines, segundo o ‘Jornal de Negócios’.
A empresa portuguesa avança depois de ter recebido a aprovação do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos para a comparticipação no projeto no valor de 4,3 milhões de euros.
O projeto, designado Hevo-Sul, prevê a instalação de 178 unidades Hevo-solar, eletrolisadores associados a painéis solares, que, segundo a empresa, têm uma capacidade de produção anual de aproximadamente 418 toneladas de hidrogénio verde. O hidrogénio será utilizado para vários fins, explica a empresa ao ‘Negócios’, incluindo a injeção na rede de distribuição de gás natural, como matéria-prima para a produção verde de amónia, bem como para engarrafamento em cilindros pressurizados para uso industrial.
A construção deverá arrancar no final deste ano e a Fusion Fuel prevê que as operações comecem até final de 2022.
Segundo o ‘Negócios, a empresa tem outros dois projetos, em que irá apenas fornecer a tecnologia, que foram também submetidos para aprovação ao POSEUR, esperando que uma decisão seja tomada “nas próximas semanas”.
“Este projeto tem um valor estratégico para a Fusion Fuel porque aumenta o nosso portefólio de projetos próprios e valida ainda mais a atratividade da nossa tecnologia para produzir hidrogénio verde a custos competitivos”, afirma João Wahnon, diretor de desenvolvimento de negócio e um dos fundadores da empresa.
A empresa tem já dois projetos em instalação, em Évora, que representam um investimento de 4,8 milhões de euros, um projeto igualmente em Sines, que deverá ascender a um investimento de 655 milhões de euros, embora vá começar por 31 milhões. Adicionalmente, está a construir uma unidade industrial de 35 milhões de euros em Benavente para produzir a tecnologia a utilizar, quer nos projetos que irá desenvolver em Portugal, quer para exportação, segundo avança o jornal.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024