Foto: CMS

“Temos vindo a desenvolver, desde agosto, um conjunto de iniciativas, como a inauguração de uma exposição [dedicada a Vasco da Gama] e a apresentação de livros”, explicou o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas.

No entanto, indicou o autarca, outras iniciativas se seguem e vão para além deste ano, como o projeto de requalificação de uma rotunda à entrada de Sines, com o objetivo de “homenagear” o navegador português “e todos aqueles que contribuíram para a rota que os levou à Índia”.

“Estamos a concretizar um projeto que está numa fase de adjudicação para a requalificação de uma rotunda à entrada de Sines com o Globo Terrestre e a marcação da rota de Vasco da Gama”, revelou.

Outros dos projetos é a requalificação da Igreja de Nossa Senhora das Salas, cujos trabalhos “estão neste momento a iniciar”, após um atraso no arranque da obra que representa um investimento superior a 400 mil euros.

“Existiram algumas alterações ao projeto, as coisas demoram algum tempo em virtude das várias entidades que intervêm no mesmo, mas neste momento estamos numa fase final para que as primeiras intervenções, nomeadamente ao nível da arqueologia, se iniciem de forma a que depois a empreitada possa seguir os seus trâmites normais”, justificou.

Ainda neste âmbito, o tesouro da Igreja de Nossa Senhora das Salas, composto por "dezenas de jóias e alfaias que foram oferecidas ao longo dos séculos à imagem da Virgem, incluindo também outras peças provenientes de outros monumentos religiosos do concelho de Sines", vai estar exposto no Panteão Nacional.

“Esse é outro dos eventos que vamos ter, no próximo mês de janeiro, com a inauguração de uma exposição no Panteão Nacional que integra o tesouro que atualmente está na Igreja de Nossa Senhora das Salas, sendo esta a primeira vez que o tesouro, no seu conjunto, sai” deste território, realçou.

De acordo com Nuno Mascarenhas, o município está também “a articular com várias entidades um conjunto de iniciativas que também são importantes, desde logo, o filme animado que vai mostrar aos mais jovens e menos jovens a figura de Vasco da Gama, as suas façanhas e a viagem à Índia”.

O autarca prevê que o filme animado poderá estar concluído “em meados do próximo ano”.

Também em fevereiro de 2025, o Centro de Artes de Sines recebe uma conferência dedicada ao navegador, estando o município “a articular com o Governo um conjunto de outras iniciativas que ainda não poderão ser divulgadas”, acrescentou.

“O objetivo é dar a conhecer esta figura de Vasco da Gama e sensibilizar as entidades nacionais e não só para a importância que teve no mundo atual e o contributo que deu para que muitas barreiras fossem ultrapassadas e podermos estar numa realidade bastante diferente daquela que vivemos agora”, concluiu.

"O navegador Vasco da Gama (1469-1524), descobridor do Caminho Marítimo para a Índia, é uma das figuras maiores da história portuguesa e mundial. Foi em Sines que nasceu, no final da década de 1460, e foi o condado de Sines que, até ao fim da vida, quis como galardão pela proeza da Índia", refere o município de Sines, na sua página oficial.

Vasco da Gama viveu em Lisboa, junto ao Chafariz d’El Rei, no bairro de Alfama, e foi da capital que partiram as três viagens que efetuou à Índia, em 1497, 1504 e a última, em 1524, vindo a morrer como vice-rei da Índia. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.