Um total de 30 associações, clubes e entidades privadas vão animar a frente marítima de Sines, o centro histórico e a aldeia de Porto Covo, durante o mês de agosto, com atividades desportivas, culturais e ambientais para todos os gostos.

A iniciativa Sines em Movimento, organizada pelo município de Sines, desafia a população a participar em aulas gratuitas de yoga, futebol, crosstraining, zumba, capoeira, pilates, treino funcional, ‘muay thay’, entre outras.

“É um programa que procura dinamizar a frente marítima da nossa avenida e da praia Vasco da Gama, mas também é extensível à freguesia de Porto Covo, através da praia Grande, e com algumas atividades que vão decorrer no largo Marquês de Pombal”, explicou o vice-presidente, Fernando Ramos.

De acordo com o autarca, que falava aos jornalistas durante a apresentação do programa, esta terça-feira, na avenida Vasco da Gama, a iniciativa tem os seus alicerces “num estilo de vida saudável”, assente “no desporto, no ambiente, na saúde, mas também na cultura”.

O programa “convida toda a população e o associativismo, que é a “mola real” da nossa comunidade, a participar” nas atividades ao longo de todo o mês de agosto.

“Todos os dias vão haver duas atividades e teremos três grandes eventos charneira que também irão mobilizar e abrilhantar ainda mais este programa”, destacou Fernando Ramos referindo-se ao festival de Capoeira, à 3.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta e ao torneio de Basquetebol 3×3.

Além de aulas gratuitas, quem se deslocar à baía de Sines pode também “requisitar pranchas de padle e usufruir dessa atividade”, acrescentou.

Filipa Faria, vereadora do Ambiente, salientou o espaço de divulgação que este projeto abre às associações para captar público jovem para as suas modalidades, facto muito importante, uma vez que este tipo de atividades permite que toda a população possa regressar aos contactos e convívios sociais que foram interrompidos durante o período da pandemia, com particular enfoque nos mais novos por via da dinamização das atividades desportivas e de lazer.
Para Filipa Faria, o Sines em Movimento responde também à "lacuna" que existia na programação de verão depois do FMM Sines e das Tasquinhas e que, por todos estes motivos, é um projeto que a Câmara Municipal "quer levar para o futuro".

O programa inclui ainda caminhadas, limpezas subaquáticas, triatlo, torneio de andebol, palestras sobre literacia oceânica, conversas de beira-mar, plogging, literatura na praia, histórias contadas, sarau cultural e teatro.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.