Sines comemora 662 anos com programa dedicado à música e criadores locais
Os 662 anos da fundação do Município de Sines pelo Rei D. Pedro I assinalam-se, no dia 24 deste mês, com um programa de iniciativas dedicado à música, ao criadores e ao património local, divulgou hoje o município. No Dia do Município, 24 de novembro, às 21:30, o Pavilhão Multiusos de Sines recebe uma das [...]
Os 662 anos da fundação do Município de Sines pelo Rei D. Pedro I assinalam-se, no dia 24 deste mês, com um programa de iniciativas dedicado à música, ao criadores e ao património local, divulgou hoje o município.
No Dia do Município, 24 de novembro, às 21:30, o Pavilhão Multiusos de Sines recebe uma das maiores vozes portuguesas, do fado de além do fado, Mariza.
Também na música, Sines associa-se às comemorações dos 10 anos da inscrição do cante alentejano na lista do património cultural e imaterial da Humanidade, pela Unesco, com um concerto por Pedro Mestre (27), às 21:30, no Centro de Artes de Sines. O artista terá como convidado o Grupo Coral Os Cardadores da Sete.
Segundo a autarquia, em comunicado, a criatividade local integra igualmente as comemorações, com a inauguração, no dia 23, às 17:00, da exposição "No Lugar de Porto Covo - Artistas da Terra" que reúne, no Centro de Artes de Sines (CAS), trabalhos de oito criadores com ligações à freguesia de Porto Covo.
Também no CAS, haverá espaço para a literatura, com a apresentação dos livros de autores naturais de Sines: Francisco Pacheco apresenta, no dia 22, às 15:00, o seu novo romance "A Maldição de Nzambi", e, no dia 30, à mesma hora, é a vez de Maria José Botelho apresentar o livro de poemas "Claridade" acompanhados pelas
fotografias de Alan Nielsen.
"As comemorações oferecem ainda atividades que aprofundam o conhecimento de Sines, como as visitas guiadas a locais emblemáticos da cidade "Mapear por Sines", para escolas -, e, no dia 23 de novembro, às 15:00, no Centro de Artes, a apresentação da obra "Projeto Sines", de Maria Fernanda Rollo e Pedro Serra, sobre os anos que mais mudaram Sines, as décadas finais do século XX", revelou.
Outra iniciativa que ajuda a conhecer a comunidade cabo-verdiana de Sines é o filme "Outra Ilha", de Eduardo Saraiva Pereira, dedicado ao Bairro Amílcar Cabral, que pode ser visto, em duas sessões, às 17:00 e 18:00, no dia 30 de novembro, no CAS.
A associação Resgate participa igualmente nas comemorações do Dia do Município com uma formação sobre
Suporte Básico de Vida, junto à Associação de Moradores da Sonega, dia 23, às 15:30, e a Junta de Freguesia de Sines, com a distribuição de um folheto dos frequentadores do ATL "A Gaivota", na semana de 25 a 29 de novembro.
Completam o programa as atividades protocolares do dia 24 de novembro - Hastear da Bandeira, às 10:00, nos Paços do Concelho, e sessão solene da Assembleia Municipal, às 11:00, no Centro de Artes de Sines.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024