Um simulacro de incêndio rural para testar a articulação da Proteção Civil e a coordenação entre os Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil, vai juntar, esta sexta-feira, mais de 300 operacionais dos municípios de Aljezur, Monchique e Odemira.

O exercício, entre as 06:00 e as 18:00, vai conjugar o treino das equipas de posto de comando operacional no nível estratégico e o desenvolvimento prático das ações de supressão e proteção na dimensão do comando tático e da manobra, num contexto fictício de incêndio rural de elevada complexidade.

O simulacro que irá “pôr à prova” o planeamento levado a cabo nos últimos meses, será conduzido pelo Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, como se de uma situação real se tratasse, com movimentação de meios dos diferentes Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes, que integram Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

No exercício, que encerra "o exigente processo de aprontamento" do dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR) no Algarve, serão empenhados 209 bombeiros, distribuídos por 49 equipas multivalências do Algarve e do Alentejo.

O Posto de Comando Operacional, órgão diretor das operações, funcionará no Campo de Futebol de Odeceixe, onde estará instalado o Centro de Tático de Comando (CETAC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e a sua operacionalização será da responsabilidade da Equipa de Posto Comando Operacional Regional do Algarve, primeira do país formatada para gerir operações complexas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.