Os 128 anos da chegada do primeiro automóvel a Portugal, mais concretamente a Santiago do Cacém, foi mais uma vez assinalado com a tradicional reconstituição desta notável viagem pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Santo André.
O evento que teve como ponto alto uma gincana de carros clássicos, que se realizou, este sábado, na Av. de Sines, em frente ao Parque Central, em Vila Nova de Santo André, terminou este domingo com a passagem da caravana de automóveis antigos pelo monumento alusivo à chegada do 1.º automóvel a Portugal, em santiago do Cacém, e pelas localidades de Escatelares, Deixa-o-Resto, Cascalheira e Lagoa de Santo André.
Foi no outono (outubro) de 1895 que Portugal recebeu o seu primeiro automóvel, um ‘Panhard & Levassour’ que havia sido comprado em Paris por um jovem Conde e visionário de Santiago do Cacém, seu nome Jorge de Avillez.
A receção ao ‘Panhard & Levassour’, em Santiago do Cacém, foi um misto de receio, espanto, curiosidade e admiração, que viria a originar a típica atribuição da primeira alcunha à “coisa” – O GASOLINAS.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.