No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, assinalado a 24 de outubro, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém promoveu um conjunto de iniciativas integradas na campanha ‘‘Igualdade nas tuas mãos".

A campanha visa dar visibilidade a questões como os Direitos das Mulheres, a Violência Doméstica, a Igualdade Salarial, o Combate à Pobreza, o Acolhimento de Migrantes, a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, a Igualdade de Oportunidades, entre outras.

Para a vereadora da Câmara de Santiago do Cacém, Sónia Gonçalves, que marcou presença nas iniciativas promovidas em parceria com o (des) Igualdades – Serviço de Apoio à Vítima, da associação Intervir.Com, trata-se de uma data simbólica, mas de "grande importância".

É preciso “trabalhar, todos os dias, no sentido de caminhar para uma verdadeira igualdade” e, esta data, reveste-se de "grande importância, principalmente, para aqueles que necessitam de sentir uma maior inclusão na sociedade”, frisou.

Para a autarca, as ações desenvolvidas no sentido de uma maior igualdade entre os cidadãos “podem passar por criar ruas mais acessíveis à circulação de todos, até às ações de sensibilização que questionem práticas e os pensamentos preestabelecidos das pessoas”.

Quanto às questões da igualdade na sociedade, defendeu que “há ainda um caminho a percorrer" para combater "problemas relacionados com a xenofobia, o racismo, a desigualdade de género ou a violência doméstica”.

O Dia Municipal para a Igualdade foi marcado por várias iniciativas que tiveram início com o Hastear da Bandeira da Igualdade no edifício da câmara, seguindo-se uma ação de sensibilização que decorreu junto dos funcionários da autarquia e pelas de rua das cidades de Santiago do Cacém e de Vila Nova de Santo André.

Ainda neste âmbito, realizou-se no Auditório Municipal António Chainho, no dia 25 de outubro, uma ação dirigida aos alunos do ensino profissionalizante, nível 4, do Agrupamento de Escolas de Santo André. A iniciativa contou com a visualização do filme “A Barbie”, seguida de discussão sobre o tema da Igualdade de Género inerente ao filme.

No dia 31 de outubro, realizaram-se ações de rua em Cercal do Alentejo, com sessões para a Igualdade dirigidas às turmas do 9.º ano de escolaridade, assim como uma campanha pelas ruas de Cercal do Alentejo.

A igualdade entre mulheres e homens é considerada uma questão de Direitos Humanos e uma condição de justiça social, necessária para que as sociedades se tornem mais modernas e mais equitativas, sublinhou o município.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.