Santiago do Cacém investe 1,9ME na requalificação de Jardim Municipal
O município de Santiago do Cacém está a requalificar o Jardim Municipal e a zona envolvente, num investimento de 1,9 milhões de euros que visa a valorização de um espaço central da cidade. "Trata-se de uma intervenção de fundo que engloba o jardim centenário e toda a zona envolvente e visa requalificar a cidade”, com [...]
O município de Santiago do Cacém está a requalificar o Jardim Municipal e a zona envolvente, num investimento de 1,9 milhões de euros que visa a valorização de um espaço central da cidade.
"Trata-se de uma intervenção de fundo que engloba o jardim centenário e toda a zona envolvente e visa requalificar a cidade”, com a reabilitação dos “espaços verdes” e a melhoria “da mobilidade dos cidadãos”, explicou o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.
A obra prevê a criação de zonas de estar, a plantação de árvores, arbustos e trepadeiras, a colocação de novo mobiliário e equipamento urbano, a construção de uma área de quiosque com zona de esplanada, a requalificação das áreas de circulação pedonal e a reabilitação dos passeios existentes.
Inclui ainda a criação de acessos desnivelados às passadeiras, a criação de bolsas de estacionamento, o reforço da rede de abastecimento de água e reconfiguração da rede de pluviais, pavimentação e nova sinalização rodoviária.
Segundo o autarca, apesar da “manutenção de todo o desenho paisagístico” daquele espaço, a empreitada "apenas elimina a rua entre o jardim e o museu” com uma ligação natural entre estes dois elementos.
Com esta intervenção, “pretende-se qualificar a imagem geral do espaço, quer paisagisticamente, quer funcionalmente, preservando a memória do local e garantindo a segurança de todos os que vão usufruir do renovado lugar, privilegiando a circulação pedonal”, explicou, em comunicado, a autarquia.
“A câmara encomendou um estudo ao Instituto Superior de Agronomia que fez uma avaliação ao estado das árvores [do jardim] e concluiu que apenas um dos plátanos terá de ser abatido porque corre o risco de queda, por isso é importante aproveitar esta empreitada para resolver este problema”, afirmou Álvaro Beijinha.
Os trabalhos de valorização do Jardim Municipal de Santiago do Cacém terão uma duração de 12 meses e serão executados em várias fases, para minimizar os condicionamentos inerentes à obra, concluiu.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024