O concelho de Santiago do Cacém recebe a maior prova mundial de motas clássicas de enduro "FIM Enduro Vintage Trophy", entre quarta-feira e domingo, onde são esperados 182 atletas de 15 nacionalidades.

A prova, organizada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e o Clube MotorSport de Vila Nova de Santo André, em parceria com a Câmara de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André, vai reunir, durante cinco dias, motas vintage, originais dos anos 60 aos 90, conduzidas por estrelas nacionais e internacionais do motociclismo.

"Estamos a falar em motos que vão dos anos 60 até 91 e de uma faixa etária dos 30 até aos 70 anos. Vamos ver vedetas, campeões do mundo. Temos, pelo menos, três antigos campeões do mundo e vários campeões nacionais. Quem goste de enduro e quem tenha vivido o enduro nos anos 70/80 está como peixe na água em Santiago do Cacém", destacou à rádio M24 o presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal, Pedro Mariano.

O evento arranca, na quarta-feira, com as habituais verificações técnicas e administrativas e um desfile de apresentação de pilotos e das suas velhinhas máquinas de competição, na Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém.

Na quinta-feira, entre as 15:00 e as 19:00, realiza-se a prova especial de aceleração na cidade de Vila Nova de Santo André, seguindo-se dois dias inteiramente dedicados à competição "com três especiais diferentes".

Na sexta-feira, estão previstas duas voltas, num percurso de 65 quilómetros, com três especiais/volta, e, no sábado, duas voltas num percurso 70 quilómetros (03 especiais/volta), finalizando no Castelo da cidade de Santiago do Cacém.

No domingo "terminamos a competição com uma especial de motocross, mesmo ao lado do "paddock", no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, onde vamos ver desfilar todos os pilotos em grelhas de 20 de todas as classes que vão estar presentes", explicou o responsável.

"É a maior prova mundial deste tipo de veículos e será disputada tanto por seleções, como por equipas e, durante quatro dias, terá várias provas, umas especiais cronometradas, que são percursos limitados por estacas e fitas e, no final, teremos uma especial de motocross, num circuito fechado, onde vamos saber quem é o vencedor" deste evento, afirmou Luís Silva, vice-presidente do MotorSport.

A prova irá realizar-se "em todo o município de Santiago do Cacém" e, ao contrário de outros eventos do género, "não será igual" porque "estamos a falar de motas um pouco diferentes e mais sensíveis", adiantou.

Por isso, a organização optou por "terrenos um pouco mais duro", perto da cidade de Santiago do Cacém, fugindo "das terras arenosas de Vila Nova de Santo André", observou o responsável.

"Apenas a primeira especial, a de aceleração em alcatrão, se realiza em Vila Nova de Santo André, onde se irá definir a ordem de saída [dos atletas] para a competição nos dias seguintes", concluiu.

A competição FIM Enduro Vintage Trophy é uma derivação da FIM International Six Days Enduro (ISDE), a corrida de motas mais antiga do mundo. A prova arranca, esta quarta-feira,  no centro de Santiago do Cacém, com uma parada colorida pelo carisma das máquinas que fizeram a história no motociclismo e pelas bandeiras dos países participantes.

 

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.