A Sala de ‘Snoezelen’ de Alcácer do Sal registou, entre janeiro e o início deste mês, um total de 198 utilizações, número que reflete a importância deste espaço para a promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade, divulgou hoje o município.

De acordo com a autarquia, em comunicado, "a procura reflete-se principalmente na faixa etária infantojuvenil, tanto em contextos preventivos como terapêuticos".

Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, a Sala de Snoezelen funciona em horário ininterrupto das 09:00 às 17:00, nos dias úteis, contando com o apoio contínuo da Câmara de Alcácer do Sal, através da intervenção de uma técnica de psicomotricidade.

De entre as entidades parceiras que receberam a oferta formativa por parte do município para frequentarem a Sala de Snoezelen, destaca-se a presença regular e/ou ocasional da Associação para o Desenvolvimento do Torrão (ADT), mais especificamente através da resposta social do Centro para a Promoção da Saúde Mental “Passo a Passo”, do Centro Social Paroquial do Torrão, do Centro Social de Santa Susana, do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, mais especificamente Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer, Escola Básica Pedro Nunes e Escola Secundária, da Equipa Local de Intervenção Precoce de Alcácer do Sal e do Gabinete de Psicologia.

A sala Snoezelen é um espaço equipado com material para estimulação sensorial, com luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados.

“Atualmente, o Snoezelen é utilizado quotidianamente nos campos da reabilitação, saúde, formação e terapia ocupacional e é também utilizado em estruturas escolares e de tratamento para crianças com deficiências e autismo”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.