Requalificação do Núcleo Antigo e Parque Ribeirinho de São Teotónio arranca esta semana num investimento de 5,8 milhões de euros
A empreitada para a requalificação do Núcleo Antigo e Parque Ribeirinho de São Teotónio, no concelho de Odemira, arranca esta semana com trabalhos preparatórios e de condicionamento na Avenida das Escolas, num investimento de 5,8 milhões de euros, divulgou hoje o município.

Foto: CMO
O auto de consignação da empreitada foi assinado, esta segunda-feira, pelo presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, e pelo representante da empresa responsável pela empreitada.
Em comunicado, a autarquia refere que a requalificação do Núcleo Antigo de São Teotónio “visa o reforço da sua identidade e centralidade, com a reabilitação das infraestruturas de abastecimento de água, águas residuais e saneamento [e] a redefinição da rede de recolha de resíduos sólidos urbanos”.
A empreitada inclui ainda a “melhoria de acessibilidade e da iluminação pública, com soluções de eficiência energética, adequação do espaço público para potenciar a sua fruição, organização da circulação pedonal e automóvel e criação de bolsas de estacionamento”.
“Assim como Odemira e Vila Nova de Milfontes, este era o grande aglomerado urbano que tínhamos claramente identificada a necessidade de fazer uma intervenção profunda”, realçou o presidente da Câmara de Odemira.
De acordo com Hélder Guerreiro, este investimento, considerado “O mais elevado de sempre” numa obra do município, era “há muito desejado pela população”.
Vão ser intervencionadas a Avenida das Escolas e Acesso Norte da Vila (com a requalificação da envolvente aos edifícios da Escola Primária como continuidade do Parque Ribeirinho), a Rua 25 de Abril e limites do Núcleo Antigo, Largo Gomes Freire/Quintalão e criados estacionamentos periféricos ao núcleo antigo.
A obra do Parque Ribeirinho incluirá a reabilitação das margens e galeria ripícola, reforço da vegetação autóctone, valorização da estrutura ecológica do local, melhoria dos acessos entre área norte e zona de equipamentos com o Núcleo Antigo, criação de bolsas de estacionamento e de espaços de circulação e estadia acessíveis e seguros, permitindo a fruição junto à linha de água.
O prazo de execução da obra será de 730 dias, sendo que a empreitada evoluirá de forma faseada, estando prevista uma sessão pública para esclarecimentos à população.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Homem de 39 anos morre atropelado em acidente de trabalho na Mimosa
01/04/2025

Fábrica da Indorama vai encerrar e deixa 60 pessoas sem trabalho
20/03/2025

Marcha lenta exige melhoria de acessos afetados pela obra na A/26
21/03/2025

Santiago do Cacém recebe a partir de hoje Europeu e Nacional de Enduro
28/03/2025