Protocolo entre Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinado no Porto de Sines
A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda, em Angola, assinaram um protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o setor marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio [...]
A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda, em Angola, assinaram um protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o setor marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais.
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), atualmente presidente da mesa da Assembleia Geral da AES, foi a entidade anfitriã da cerimónia protocolar de assinatura do acordo.
Na cerimónia, o presidente da APS, José Luís Cacho, frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objetivos, enquanto que Alberto Bengue, presidente do Porto de Luanda, assumiu a importância deste protocolo, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas da Segurança e Ambiente, mas também as áreas técnicas portuárias.
Por seu lado, o presidente da AES, Hugo Manuel Ferreira, caracterizou os grandes investimentos anunciados para Sines, na ordem dos 17 mil milhões de euros, e salientou a necessidade de atração de mão de obra especializada que estes novos projetos irão atrair para Sines.
O presidente do Porto de Luanda fez-se acompanhar pelos administradores Aníbal Vuma e João Barradas, e de alguns quadros superiores daquela entidade angolana.
A comitiva da AES, foi liderada pelo presidente da AES, Hugo Manuel Ferreira, acompanhado pelos diretores Fernando Diogo, Manuel Fortes, Lúcia Costa e Jéssica Gonçalves.
Recorde-se que o Porto de Sines é atualmente a principal porta de entrada de produtos energéticos em Portugal e Angola um dos principais países produtores no setor de ‘Oil & Gas’.
Este protocolo pretende ainda tirar partido do ‘know-how’ existente nas empresas de Sines e no tecido empresarial de base portuária de Luanda, enquadrado no espírito de cooperação criado pela Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).
A delegação angolana teve ainda oportunidade de conhecer o funcionamento operacional do Terminal de Contentores de Sines do Porto de Sines, atualmente, um dos maiores 15 portos da União Europeia.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024