A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda, em Angola, assinaram um protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o setor marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), atualmente presidente da mesa da Assembleia Geral da AES, foi a entidade anfitriã da cerimónia protocolar de assinatura do acordo.

Na cerimónia, o presidente da APS, José Luís Cacho, frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objetivos, enquanto que Alberto Bengue, presidente do Porto de Luanda, assumiu a importância deste protocolo, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas da Segurança e Ambiente, mas também as áreas técnicas portuárias.

Por seu lado, o presidente da AES, Hugo Manuel Ferreira, caracterizou os grandes investimentos anunciados para Sines, na ordem dos 17 mil milhões de euros, e salientou a necessidade de atração de mão de obra especializada que estes novos projetos irão atrair para Sines.

O presidente do Porto de Luanda fez-se acompanhar pelos administradores Aníbal Vuma e João Barradas, e de alguns quadros superiores daquela entidade angolana.

A comitiva da AES, foi liderada pelo presidente da AES, Hugo Manuel Ferreira, acompanhado pelos diretores Fernando Diogo, Manuel Fortes, Lúcia Costa e Jéssica Gonçalves.

Recorde-se que o Porto de Sines é atualmente a principal porta de entrada de produtos energéticos em Portugal e Angola um dos principais países produtores no setor de ‘Oil & Gas’.

Este protocolo pretende ainda tirar partido do ‘know-how’ existente nas empresas de Sines e no tecido empresarial de base portuária de Luanda, enquadrado no espírito de cooperação criado pela Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).

A delegação angolana teve ainda oportunidade de conhecer o funcionamento operacional do Terminal de Contentores de Sines do Porto de Sines, atualmente, um dos maiores 15 portos da União Europeia.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.