Primeira Unidade de Saúde Familiar do litoral alentejano inaugurada em Sines
A primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) do Litoral Alentejano já está a funcionar no concelho de Sines. A USF batizada "Porto de Mar", integrada na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), é uma das 222 novas USF [modelo] B que iniciaram atividade no início deste ano e a primeira do litoral alentejano. [...]
A primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) do Litoral Alentejano já está a funcionar no concelho de Sines. A USF batizada "Porto de Mar", integrada na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), é uma das 222 novas USF [modelo] B que iniciaram atividade no início deste ano e a primeira do litoral alentejano.
"Esta USF de modelo B cria condições de maior intratabilidade para os profissionais, cria condições para responder melhor à população, para aumentar a cobertura e por isso assinalamos a entrada em funcionamento desta primeira Unidade de Saúde Familiar do litoral alentejano", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.
De acordo com o Governo, a equipa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Sines, coordenada pela médica Tânia Barcelos, desenvolveu nos últimos meses um projeto assistencial que lhes permitiu fazer parte do grupo de 10 unidades que passam diretamente do modelo UCSP para o modelo mais avançado de USF, que vai ser generalizado em todo o país ao longo de 2024.
Com esta nova organização, a USF Porto de Mar vai garantir equipa de saúde familiar a cerca de 8.500 utentes e os profissionais passarão a ser remunerados pelo desempenho.
"É uma aposta que estamos a fazer nos cuidados de saúde primários, criar condições para que os profissionais possam, nos centros de saúde, responder à população e esta unidade de saúde familiar é uma das 222 USF modelo B que iniciaram funções no início deste ano, fazendo com que a reforma dos cuidados de saúde primários tenha agora um novo impulso", sublinhou o governante.
De acordo com Ricardo Mestre, para a criação desta unidade, "foi preciso trabalhar em conjunto com os profissionais" de uma equipa de médicos, enfermeiros e assistentes técnicos "muito motivada".
"Criaram um projeto de trabalho conjunto, assumiram um compromisso assistencial com a ULSLA e têm agora a oportunidade de executar esse compromisso, podendo responder melhor à população e podendo também eles próprios ter ganhos e mais-valias para a resposta que, dando à população, também dão ao SNS", considerou.
Nesta USF de Sines, inaugurada com uma atuação do grupo coral alentejano “Os Compadres do Prosas”, estão neste momento em formação cinco internos de Medicina Geral e Familiar, havendo a expectativa de que a unidade possa funcionar como polo dinamizador de outras USF no Litoral Alentejano.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024