Presidente da República condecora António Chainho com grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o guitarrista e compositor, António Chainho, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. A cerimónia decorreu na passada terça-feira no Palácio de Belém, segundo uma nota publicada no ‘site’ da Presidência. A Ordem do Infante D. Henrique distingue quem prestou “serviços relevantes a [...]
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o guitarrista e compositor, António Chainho, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
A cerimónia decorreu na passada terça-feira no Palácio de Belém, segundo uma nota publicada no ‘site’ da Presidência.
A Ordem do Infante D. Henrique distingue quem prestou “serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.
Nascido em 27 de janeiro de 1938, em Santiago do Cacém, António Chainho é considerado um dos maiores nomes da guitarra portuguesa.
Durante a sua carreira acompanhou os fadistas Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Hermínia Silva, Francisco José, Tony de Matos, António Mourão, Frei Hermano da Câmara ou Carlos do Carmo.
António Chainho lançou oito álbuns, entre os quais um em conjunto com a Orquestra Filarmónica de Londres, em 1996, dirigido pelo maestro José Calvário.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024