A forte dinâmica empresarial marcou a Presidência nas Freguesias em Santo André, que se realizou de 02 a 05 deste mês, numa política de proximidade e de contacto direto com equipamentos de educação, obras de requalificação, investimentos turísticos e associações.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, dos vereadores com pelouros Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia, David Gorgulho, e dos elementos do executivo, assim como de técnicos da Câmara Municipal.

No final da visita, citado num comunicado, Álvaro Beijinha, fez um “balanço positivo” da visita, destacando a “importância da iniciativa”, que promove a “proximidade à população”.

A “forte dinâmica empresarial” foi sublinhada pelo autarca, acrescentando que “são vários os empresários que se querem fixar no parque empresarial de Santo André”.

O autarca crê que a procura se deve “à requalificação" que o município está "a realizar no parque de empresas, na ordem dos dois milhões de euros, e aos grandes projetos que estão previstos para Sines”.

Além da intervenção no espaço público do Bairro dos Serrotes, na ordem de 1,8 milhões de euros,  a comitiva visitou igualmente os Bairros das Torres, da Atalaia e do Pôr do Sol, "que se prevêem requalificar".

"Também o "forte" trabalho desenvolvido pelas associações foi confirmado na visita a equipamentos como o Skate Park, Clube de Ténis, Parque Desportivo Municipal e Centro Equestre, bem como durante a reunião realizada com o movimento associativo desta freguesia", lê-se na nota.

Na área da educação, a comitiva deslocou-se às escolas básicas (EB) e jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Santo André  e à Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM).

“Durante estas visitas verificámos o contraste que existe entre as escolas que são da nossa responsabilidade, que foram todas requalificadas, e as que herdámos, há um ano, do Ministério da Educação", frisou o autarca, dando o exemplo da ESPAM, "que está num estado lastimável", e da Escola Básica n.º 1 do 2.º ciclo, "que apresenta vários problemas”.

“São intervenções que exigem um grande investimento e a Câmara Municipal não dispõe desses recursos, há por parte do Governo o compromisso de criar essa dotação financeira por isso estamos a aguardar”, salientou.

O programa da iniciativa incluiu, também, a deslocação às instalações de “O Golfinho – Creche e Jardim de Infância” e uma reunião com os representantes das Associações de Pais do Agrupamento de Escolas, que decorreu na Biblioteca Municipal Manuel José do “Tojal”.

O périplo incluiu a visita às obras da Cooperativa de Habitação Chesandré, que está a construir mais oitenta fogos em terreno cedido gratuitamente pela Câmara Municipal.

“Deparámo-nos com a morosidade das obras, mas foi-nos comunicado, pela direção da Chesandré, que estão em negociações com o empreiteiro para ultrapassar a situação”, declarou Álvaro Beijinha.

O presidente da Junta de Freguesia, David Gorgulho, afirmou que, embora “tenhamos uma presença forte no terreno, a vinda da Câmara Municipal de forma organizada, uma vez por ano, permite-nos ter outra perspetiva das necessidades e das respostas que há a dar, quer na zona urbana, quer na rural”.

Para o autarca, as visitas permitem “conhecer toda a dinâmica” da freguesia e “ficar a par do que de bom acontece, assim como do que é necessário corrigir”.

Os eleitos foram recebidos nas futuras instalações da GNR em Vila Nova de Santo André, acompanhados pelo Comandante do Posto Territorial, o Sargento-Ajudante João Leonor. Esta visita da Presidência nas Freguesias levou, também, a comitiva às localidades de Deixa-o-Resto, Brescos, Azinhal, Costa de Santo André, Aldeia de Santo André, cidade de Vila Nova de Santo André e aos turismos Azinhal Beach House e Monte da Cascalheirinha.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.