A Presidência nas Freguesias, iniciativa do município de Santiago do Cacém, iniciou o ciclo de 2023 em Cercal do Alentejo, nos dias 30 e 31 de março e 3 de abril.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e o presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, acompanhados pelos técnicos das respetivas áreas, visitaram vários locais da freguesia tendo contactado diretamente com munícipes, responsáveis de entidades e projetado iniciativas futuras.

Num balanço da primeira etapa, o autarca, citado num comunicado do município, salientou o facto de a Presidência nas Freguesias “ter voltado aos moldes habituais” pré-pandemia de covid-19, sendo "esta proximidade" com a população "muito enriquecedora para o trabalho” desenvolvido pelo atual executivo.

Na freguesia de Cercal do Alentejo “há uma grande dinâmica ao nível do turismo”, salientou, acrescentando que os empresários deste setor transmitiram à comitiva que os investimentos realizados “estão a ter retorno", havendo "muita procura”.

A comitiva visitou os turismos Monte dos Três Poços e Quinta do Marmeleiro, e o novo local de fruição da beleza natural da freguesia, o Moinho das Teimosas, requalificado pela junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal.

No Parque Industrial, a comitiva contactou com os empresários aí instalados e tomou nota dos projetos que estão em desenvolvimento, com destaque para a fábrica de reciclagem de plásticos, "em fase de instalação", num "investimento na ordem os três milhões de euros que irá criar inicialmente duas a três dezenas de postos de trabalho diretos”, revelou.

De acordo com o autarca, foram atribuídos recentemente “mais lotes" naquela zona empresarial, tendo os serviços municipais recebido "novos pedidos de licenciamento", que refletem "a dinâmica empresarial na freguesia”.

O encontro com elementos da Casa do Povo causou preocupação, devido ao “momento difícil que está a viver", em grande parte, devido "aos efeitos da inflação e ao facto do financiamento da Segurança Social não estar a acompanhar esta subida dos custos".

"Por esta razão já solicitámos uma reunião à Secretária de Estado da Segurança Social”, referiu o autarca.

Na área da educação, os eleitos visitaram os estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo e reuniram com os trabalhadores, que por via da descentralização de competências passaram para os quadros da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

De acordo com Álvaro Beijinha é “uma proximidade que tem benefícios que não são mais alargados, porque a transferência de recursos fica aquém das reais necessidades”.

No mesmo dia, realizou, igualmente, uma reunião com Associação de Pais do Agrupamento de Escolas.

Durante a visita ao Campo da Boa Vontade “constatamos a forte dinâmica do clube com mais de uma centena de atletas em formação”, acrescentou. Da reunião com a Sociedade Juventude Cercalense, a Casa do Povo e a Junta de Freguesia foram definidas novas intervenções a realizar no campo desportivo.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, Sérgio Santiago, também citado no comunicado, esta é uma oportunidade “única de contacto, para os eleitos se inteirarem diretamente das necessidades da população, mas também das dinâmicas e projetos”.

O autarca mostrou-se também "agradado" com os investimentos previstos pela Câmara Municipal naquele território, nomeadamente o Centro Cultural e a requalificação do Largo dos Caeiros.

Por outro lado, indicou, o crescimento da procura de lotes no Parque Industrial “irá trazer uma dinâmica completamente diferente à freguesia que se traduz em postos de trabalho”.

No decorrer da Presidência nas Freguesias os eleitos reuniram com os representantes da Associação de Moradores da Aldeia do Cano, com quem discutiram ideias e projetos para o futuro, da Associação dos Bombeiros Voluntários, para se inteirarem da realidade da instituição, e do Movimento Associativo, onde debateram ideias para dinamizar iniciativas de caráter cultural e desportivo.

A comitiva visitou a antiga praça de touros, o Mercado Municipal e a Barragem de Campilhas, percorreu as ruas das localidades de Pouca Farinha, da Sonega e da vila do Cercal do Alentejo.

No âmbito desta política de descentralização a Reunião de Câmara realizou-se na sede da Junta de Freguesia.

A próxima visita da Presidência vai realizar-se nos dias 14, 15 e 16 de abril à freguesia de Alvalade.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.