A freguesia de Ermidas-Sado recebeu, de 24 a 26 de maio, a iniciativa Presidência nas Freguesias.

Foram três dias em que o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, os vereadores com pelouros Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia, Carlos Parreira, elementos do executivo da Junta e de técnicos da Câmara Municipal, percorreram a freguesia no sentido de se inteirarem das necessidades e preocupações da população visitando escolas, equipamentos sociais, desportivos, culturais e empresas.

O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, destacou “a forte dinâmica empresarial da freguesia" do interior do concelho.

"Sempre foi uma das suas características, mas agora sentimos um reforço dessa vertente. Os empresários que contactámos afirmam que estão a crescer, com o aumento do volume de negócios e a criação de postos de trabalho. Em simultâneo, novas empresas estão a instalar-se”, no Parque Empresarial, afirmou.

Na área da educação, depois da intervenção na Escola Básica de Ermidas-Sado, “foi já adjudicada a obra para a requalificação do Jardim de Infância, um investimento na ordem do 250 mil euros,” e, na área da cultura, encontra-se em curso a obra de recuperação do edifício do Cineteatro Vitória, uma intervenção superior a um milhão euros.

Prestes a começar está a obra de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas-Sado, da responsabilidade da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), um investimento de 4,5 milhões de euros a executar até ao final de 2023.

“A nova ETAR vai resolver um problema existente na área do saneamento, já que a atual não reúne as condições hoje exigidas”, realçou o autarca, acrescentando que esta ETAR “foi projetada para no futuro continuar a assegurar as necessidades resultantes do crescimento populacional e do Parque Empresarial.”

Mereceram também atenção as intervenções que têm sido realizadas no espaço público, assim como as que estão a decorrer ou perspetivadas para o futuro.

“A população de Ermidas-Sado merece ter o seu espaço público tratado, havia um passivo a esse nível que estamos, em conjunto com a Junta de Freguesia, a resolver”, referiu Álvaro Beijinha.

O presidente da Junta de Freguesia, Carlos Parreira, salientou que esta iniciativa “é sempre positiva" porque permite ao executivo estar "no terreno" para "verificar diretamente qual a resposta" que é necessário dar.

"O contacto direto com a população, com os empresários, responder às questões e verificar o que foi já foi concretizado ou que é preciso responder, torna este tipo de iniciativa gratificante e muito produtiva”, sublinhou.

No balanço da iniciativa, Carlos Parreira destacou as obras do Cineteatro Vitória, da ETAR, da extensão de saúde, do Jardim de Infância, e o “empreendedorismo que está a fazer crescer o Parque de Empresas”.

A Presidência nas Freguesias em Ermidas-Sado visitou ainda o Centro de Saúde, à Ambilital, ao Jardim de Infância “Toca do Trincas”, à vacaria Nederleite, a empresa SIAS, o Refúgio das Origens - Turismo em Espaço Rural e à AADIES – Associação de Apoio e Desenvolvimento Integrado de Ermidas-Sado.

A comitiva percorreu as localidades de Ermidas Aldeia, de Vale da Eira, de Faleiros e as ruas da Zona Nascente e Poente de Ermidas-Sado. Os autarcas reuniram, ainda, com os representantes do Movimento Associativo de Ermidas-Sado, nas instalações da Junta de Freguesia.

No âmbito desta política de descentralização levada a cabo pela autarquia, e que a Presidência nas Freguesias promove, a reunião de Câmara Municipal realizou-se na freguesia de Ermidas-Sado.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.