Praias do concelho de Santiago do Cacém com Bandeira Azul e Qualidade Ouro
As praias do município de Santiago do Cacém, Costa de Santo André e Fonte do Cortiço (praia das Areias Brancas), voltam a hastear, nesta época balnear, o galardão da Bandeira Azul e o de Praia Qualidade Ouro. A Associação Bandeira Azul da Europa há vários anos, e de forma consecutiva, que atribui às praias do concelho esta [...]
As praias do município de Santiago do Cacém, Costa de Santo André e Fonte do Cortiço (praia das Areias Brancas), voltam a hastear, nesta época balnear, o galardão da Bandeira Azul e o de Praia Qualidade Ouro.
A Associação Bandeira Azul da Europa há vários anos, e de forma consecutiva, que atribui às praias do concelho esta distinção que é, no entender da Câmara Municipal de Santiago do Cacém "gratificante" pelo "trabalho desenvolvido", uma vez que "a Bandeira Azul hasteada é sinónimo de qualidade da praia".
Durante a época balnear, além de valorizar a qualidade ambiental das praias, a autarquia realiza ações cujo objetivo principal é educar para a conservação dos ecossistemas marinhos e terrestres, tendo candidato 10 ações de Educação Ambiental.
Assim, está prevista a realização de uma ação de Proteção Ambiental: Remoção do Chorão (Carpobrotus edulis), Caminhada Bandeira Azul no percurso Pedestre do Salgueiral da Galiza, ambas as iniciativas desenvolvidas em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Compostagem em Família, Desmistificar a toxoplasmose, ação promovida envolvendo as Juntas de Freguesia do Concelho.
Uma formação sobre o "Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina”, a iniciativa "Plantar o Amanhã", visitas à Quinta da Educação e Ambiente, ações dedicadas à recuperação dos nossos ecossistemas, Vamos construir um herbário, XVI Limpeza de Praia - Eu Quero A Minha Praia Limpa – Associação Litoral Aventura, também constam do programa.
A Bandeira Praia Qualidade Ouro, atribuída pela associação ambientalista Quercus, tem como objetivo realçar as praias que ao longo de vários anos (sete no caso do concelho de Santiago do Cacém), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
"A nível nacional o tema escolhido para o Programa Bandeira Azul 2021 é a “Recuperação de Ecossistemas", um assunto incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas", sublinha o município em comunicado.
A abertura da época balnear no concelho de Santiago do Cacém está prevista para o próximo dia 19 de junho.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024