Porto de Sines assina protocolo para desenvolver corredores logísticos e atrair investimentos ligados ao agronegócio e hidrogénio verde
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Brasil assinaram quarta-feira um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais de suporte e atrair investimentos ligados ao agronegócio e hidrogénio verde. O documento foi assinado pelo presidente da APS, José [...]
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Brasil assinaram quarta-feira um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais de suporte e atrair investimentos ligados ao agronegócio e hidrogénio verde.
O documento foi assinado pelo presidente da APS, José Luís Cacho, e pelo diretor da CSN, Pedro Brito do Nascimento, numa cerimónia que decorreu no Ministério das Infraestruturas, contando com a intervenção do ministro das Infraestruturas, João Galamba.
O memorando "visa estabelecer o âmbito, as regras e os princípios orientadores da ação conjunta a desenvolver no sentido de estabelecer e desenvolver corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais de suporte a uma estratégia centrada em três pilares essenciais: “resiliência logística”, “resiliência energética” e “conectividade física e digital”", explicou, em comunicado, a infraestrutura portuária.
Segundo a APS, a parceria tem ainda o objetivo de "atrair investimentos estruturantes e de promoção da política industrial, constituindo particular oportunidade segmentos como o do agronegócio, das matérias-primas críticas e do hidrogénio verde".
"A relevância do memorando na promoção do desenvolvimento de infraestruturas portuárias, de transporte e materialização de corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais, visando o aumento da conectividade a uma escala global", frisou o João Galamba, citado no comunicado.
Já o presidente da APS, José Luís Cacho, garantiu "o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objetivos do memorando", e salientou "as vantagens competitivas do Porto de Sines na promoção do comércio externo brasileiro para a Europa".
Na cerimónia, José Luís Cacho destacou ainda "Sines como porta de entrada das exportações brasileiras para a Europa, particularmente no negócio agroalimentar".
Por seu lado, o diretor da CSN, Pedro Brito do Nascimento, assumiu "a importância deste Memorando, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas energéticas, mas também nas áreas da Segurança e Ambiente".
Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia, também presente na cerimónia, salientou "a importância da conectividade entre os países e continentes, principalmente na cadeia alimentar, nos dias de incerteza que vivemos hoje".
O Memorando de Entendimento entre o Porto de Sines e a CSN foi assinado, considerando que a Comissão Europeia e o Alto Representante da UE lançaram, em dezembro de 2021, a Global Gateway, uma nova estratégia europeia para promover ligações inteligentes, limpas e seguras a nível dos setores digital, da energia e dos transportes, alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como com o Acordo de Paris e os compromissos dos líderes do G7, constituindo o apoio a investimentos num total de 300 mil milhões de euros, a realizar até 2027 em cinco pilares estratégicos: setor digital; clima e energia; transporte; saúde; e, educação e investigação.
Recorde-se que, atualmente, o Porto de Sines já tem ligação semanal de carga contentorizada com os portos brasileiros.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024