A população de São Bartolomeu da Serra lançou um abaixo-assinado a exigir a reabertura da EN121 ao trânsito e a criação de alternativas seguras quando for imprescindível o fecho do trânsito naquela via encerrada devido às obras que visam a supressão da passagem de nível, entre Santiago do Cacém e São Bartolomeu da Serra, e a construção de uma passagem superior, a cargo da IP.


“Não compreendemos como é que foi construída uma alternativa que, em nossa opinião, só seria segura para um sentido de trânsito e foi construída para dois sentidos. Há uma parte das valetas que estão muito altas, tendo havido já acidentes porque a estrada da Mulinheta é extremamente perigosa”, criticou Conceição Pinela, uma das promotoras do abaixo-assinado.

No documento, que está a circular por todo o concelho de Santiago do Cacém, a população exige que o encerramento da EN121 seja efetuado pelo menor período de tempo possível.

“Não consideramos que [aquele percurso] tenha segurança e tememos pela vida, pelo socorro às pessoas que possam necessitar de uma ambulância e pensamos nos jovens que vão para a escola e têm de se levantar quase uma hora mais cedo, os negócios locais estão a ser extremamente afetados e é impossível que esta situação se mantenha”, referiu.

Além do abaixo- assinado, Conceição Pinela admite que, caso a Infraestruturas de Portugal não encontre uma solução que “seja boa para todas as partes”, a população poderá adotar outras formas de luta.

“Está pensada uma manifestação no local do, eventualmente, podemos tomar posições com mais força ou que possam causar transtornos à Infraestruturas de Portugal”, garantiu.

No documento, a população exige que, sempre que for imprescindível o encerramento da EN 121, “esteja construído um segundo desvio, devidamente alcatroado, pela atual estrada de acesso à zona das Chaminés, possibilitando que cada um dos desvios, (o atual e a construir), tenham somente um sentido de trânsito”.

As obras para a supressão da passagem de nível nesta estrada, entre Santiago do Cacém e São Bartolomeu da Serra, e a construção de uma passagem superior fazem parte da empreitada de modernização da linha ferroviária Ermidas-Sado - Sines.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.