Um total de 18 candidaturas foram aprovadas no âmbito da Plataforma Comunitária GAMMA lançada, em outubro do ano passado, pela Start Campus, empresa responsável pela construção do megacentro de dados SINES 4.0, com o objetivo de apoiar projetos comunitários em Sines e Santiago do Cacém.

"A adesão foi ótima. Não tínhamos expetativas por ser o primeiro ano, o ano piloto. Tentámos fazer o máximo de divulgação possível, mas não sabíamos qual seria a adesão da comunidade e a verdade é que tivemos 18 projetos submetidos", revelou Fabíola Bordino, diretora da Start Campus à rádio M24.

O período para a entrega das candidaturas decorreu entre 15 de outubro de 2022 e 15 de janeiro de 2023 na página da internet da empresa e, segundo Fabíola Bordino, “as propostas serão avaliadas por um comité que irá rever e orientar os projetos, ficando os finalistas sujeitos a uma sondagem comunitária e seleção final”.

"Agora estamos na fase de análise para termos a certeza que estes projetos estão dentro dos pilares" da plataforma Gamma, explicou.

Segundo a responsável "há um mix de projetos" submetidos "por comunidades e associações" da região, "um outro projeto que vem do México" e "de pessoas a título individual".

As propostas "andam muito à volta da educação, do desporto e da mobilidade" que foram os "grandes três temas" escolhidos pelos candidatos, à exceção do ambiente que ficou aquém das expetativas e recebeu poucos projetos.

Os projetos comunitários vencedores terão um financiamento de 100 mil euros para serem desenvolvidos nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém.

A plataforma, cujo nome é inspirado no navegador Vasco da Gama, figura histórica e natural de Sines, tem um caráter anual e destina-se a ideias ou projetos nas áreas do desenvolvimento educacional, ambiente, comunidade e empreendedorismo.

A intenção é financiar, até 90%, “iniciativas que ampliem ou melhorem a oportunidade de acesso à qualidade educacional, que protejam ou conservem o meio ambiente natural ou que difundam a consciência ambiental e que unam pessoas e organizações para fortalecer o tecido social da sua comunidade”, revelou.

Os vencedores deste projeto serão conhecidos “em finais de abril deste ano”.

Além do financiamento aos projetos vencedores, a Start Campus também dará apoio técnico para garantir a sua execução no terreno e em benefício da comunidade.

A Start Campus é responsável pelo desenvolvimento do projeto SINES, um campus Hyperscaler Data Centre com capacidade de 495 MW em Sines, num investimento de 3,5 mil milhões de euros.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.