PCP analisa resultados das eleições e destaca maioria absoluta em três câmaras da região
O PCP assinalou os resultados obtidos nas últimas eleições na região do litoral alentejano considerando o "quadro particularmente exigente" e os "fatores adversos" e destacou a "maioria absoluta" em três câmaras municipais e as centenas de eleitos nos vários órgãos autárquicos. "Um resultado que teve de enfrentar, na sua construção, um conjunto de fatores adversos, [...]
O PCP assinalou os resultados obtidos nas últimas eleições na região do litoral alentejano considerando o "quadro particularmente exigente" e os "fatores adversos" e destacou a "maioria absoluta" em três câmaras municipais e as centenas de eleitos nos vários órgãos autárquicos.
"Um resultado que teve de enfrentar, na sua construção, um conjunto de fatores adversos, mas que a mobilização e empenhamento de milhares de ativistas e candidatos ergueu, afirmando o trabalho, a honestidade e a competência enquanto reconhecida razão de apoio e confiança", salienta a Direção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP num comunicado enviado à rádio M24.
A CDU "confirma-se como a grande força no poder local democrático na região com maioria absoluta 3 Câmaras Municipais (Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém) a maioria em 3 Assembleias Municipais" e conseguiu manter "a maioria na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL)", destaca.
Para os comunistas, apesar da perda da maioria nas Assembleias de Freguesia do Carvalhal (Grândola) e Vale de Santiago (Odemira), a CDU conseguiu recuperar as Freguesias de Melides (Grândola) e São Luís (Odemira) mantendo "a maioria em 16 das 31 Assembleias de Freguesia" em toda a região "com a eleição de 164 homens, mulheres e jovens cuja dedicação às suas terras e às suas gentes esteve e está presente".
"Nos concelhos onde a CDU está em minoria, manteve o vereador eleito em Sines e os dois vereadores em Odemira, subindo a sua votação para a Câmara Municipal", realçou.
Segundo a DORLA do PCP, os resultados alcançados na região são inseparáveis "de fatores", como " o peso da epidemia" da covid-19 "e dos condicionamentos no plano da participação, proximidade e envolvimento populares".
"Elementos que constituem na gestão da CDU, nos seus projetos e iniciativas de âmbito cultural e desportivo, de relação com as comunidades educativa e associativa, elementos estruturantes de afirmação e dimensão democrática, os efeitos de uma prolongada e intensa campanha anticomunista visando, com recurso à mentira e à manipulação, atingir a reconhecida e distintiva seriedade dos eleitos da CDU", frisa.
Sublinha ainda que "em cada freguesia e concelho, as populações contarão com os eleitos da CDU para
prosseguir o trabalho e a intervenção por melhores condições de vida".
E relembra que é necessário "dar resposta aos problemas económicos e sociais que assolam a região e o País, designadamente com a concretização dos projetos estruturantes capazes de dar combate à crescente quebra demográfica, diversificando e desenvolvendo à base económica respeitando o ambiente e os ecossistemas, valorizando o trabalho e os trabalhadores, reforçando os serviços públicos, melhorando as acessibilidades e os transportes públicos rodoferroviários".
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024