Os projetos “Milfontes Acessível”, “Espaço Multiusos em Relíquias”, “Uma Escola para Todos!” e “Requalificação do Centro Social de Luzianes-Gare” são as quatro propostas mais votadas no Orçamento Participativo de Odemira.

De acordo com o município, a edição deste ano foi a mais participada dos últimos 13 anos de um processo que desafia a população a apresentar e votar em propostas de investimento municipal no valor máximo global de 300 mil euros.

Foram registados 3.870 votantes, que escolheram entre as 23 propostas para o OP Municipal. Os projetos vencedores serão incluídos no Orçamento Municipal de 2024.

As propostas em votação, de natureza material e imaterial e com o valor máximo de 75 mil euros cada, incidiram em projetos culturais, educativos, desportivos, ambientais e de proteção civil, bem como a beneficiação de espaços públicos.

“Tendo em vista a coesão territorial, as normas do OP do Município de Odemira garantem a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1.500 habitantes, entre as propostas mais votadas”, explicou a autarquia.

A votação decorreu entre os dias 20 de setembro e 20 de outubro, em simultâneo para o OP Municipal e para o OP Freguesias tendo votado todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

O OP é um instrumento de democracia participativa onde os cidadãos tomam decisões sobre o território, partilhando responsabilidades na sua gestão de acordo com objetivos comuns. Dinamizado desde 2011, é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país, agora na sua 13.ª edição, assente na estratégia do município de Odemira para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.