A vila de Odemira recebe, a partir de hoje e até ao próximo domingo, uma extensão do CINE ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, numa iniciativa integrada no Festival Earthfest, que irá decorrer em São Luís.

Ao longo dos três dias serão apresentados diversos filmes e documentários, no Cineteatro Camacho Costa, com entradas gratuitas.

Na sexta-feira, pelas 21:45, haverá um momento de apresentação oficial do Festival EARTHfest’ 2022, seguindo-se a apresentação do documentário “Une Fois que tu Sais / Assim que Souberes”, realizado por Emmanuel Cappelin (França, 104′, M/16). Este é um filme que resume o ponto em que estamos: confrontados com os problemas ambientais e conscientes de que o colapso da nossa civilização industrial é inevitável.

No sábado, pelas 21:00 horas, é exibido o documentário “I Am Greta - Eu Sou Greta”, de Nathan Grossman (Suécia/ EUA/ Alemanha/ Reino Unido, 101’, M/12). Nesta sessão especialmente dirigida aos jovens, abordando-se os temas do ativismo e da mediatização, seguindo a jovem ativista sueca Greta Thunberg na sua cruzada mundial pelo clima, intervindo junto de políticos, organizações e das pessoas, confrontando-se também consigo mesma enquanto adolescente.

Na tarde de domingo, pelas 15:00, é apresentado o EARTHfest’2022 Kids Compacto, para o público infantil. Trata-se de um conjunto de curtas-metragens da seleção oficial do Festival CineEco de 2021, que contam aos mais novos, de forma emotiva e divertida, histórias sobre questões ambientais que afetam o nosso planeta, aventuras em que os heróis somos nós! (Animação/ Ficção, M/6).

Pelas 18:00 horas, a extensão do CINE ECO em Odemira termina com a apresentação do documentário “Last Days at Sea / Os últimos dias no mar”, de Venice Atienza (Filipinas e Taiwan, 75’, M/12). Neste filme, a realizadora acompanha um jovem de 12 anos que vive numa remota aldeia de pescadores no sul das Filipinas, eternizando momentos que em breve ficarão para trás quando for para a escola na cidade.

O Festival Earthfest é uma organização das entidades Fareduca e Miau, com o apoio do município de Odemira. Este evento impulsionou a vinda a Odemira de uma extensão do CineEco, o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, que se realiza desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.

Na sua 10.ª edição, o festival Earthfest chega pela primeira vez ao Alentejo, e para assinalar o Dia Mundial da Terra e celebrar o Planeta, a Arte e a Vida, elege como tema "O Poder das Histórias". A iniciativa desafia para uma jornada transformativa e celebrativa, com conversas, contemplação, expressão e co-construção, workshops, concertos, espetáculos e exposições, passeios, gastronomia e cinema.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.