Odemira assinala Mês da Proteção Civil com iniciativas para a população
O município da Odemira assinala, durante o mês de março, o Dia Internacional da Proteção Civil, com um vasto conjunto de iniciativas com vista à sensibilização e prevenção, dando a conhecer à comunidade os vários agentes de proteção civil com intervenção no concelho.

Foto: CMO
Ao longo do mês, serão promovidas atividades dirigidas à população e à comunidade escolar, de entrada livre, desde a demonstração de meios operacionais, ações de sensibilização sobre procedimentos a ter em caso de sismo, prevenção de afogamentos e ações sobre gestão de combustíveis e prevenção para incêndios rurais.
A primeira iniciativa irá decorrer no dia 11 de março, entre as 10:00 e as 16:00, na Zona Ribeirinha de Odemira, com uma exposição estática e demonstração de meios de proteção civil, segurança e socorro, práticas simuladas, ações de sensibilização e jogos didáticos.
No dia seguinte, o Centro Comunitário da Aldeia das Moitinhas recebe a apresentação do filme “Boas Práticas Locais” e, no dia 16 de março, será inaugurado o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, no Cineteatro Camacho Costa.
Nos dias 19 e 20 de março, é promovida a ação de sensibilização “Literacia Oceânia – Uma cultura de segurança e prevenção de afogamento”, dirigida a alunos a Escola Básica de São Teotónio.
O mês da Proteção Civil em Odemira é ainda assinalado com duas ações de sensibilização abertas à comunidade. “Prevenção e autoproteção em caso de Sismo” é o tema da ação que decorrerá no dia 21 de março, pelas 20:30, na Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes.
No dia 24, a ação “Obrigações legais para a gestão de combustíveis, no âmbito da prevenção para incêndios rurais” está agendada para as 20:30, na Sociedade Recreativa São Teotoniense.
Na organização desta iniciativa, o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Odemira conta com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, AFOCELCA, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Colos, Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes, Corpo Nacional de Escuteiros – Agrupamento 1070, Guardião – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira, Unidade de Controlo Costeiro – UCC da Guarda Nacional Republicana, Guarda Nacional Republicana e Polícia Marítima.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Homem de 39 anos morre atropelado em acidente de trabalho na Mimosa
01/04/2025

Fábrica da Indorama vai encerrar e deixa 60 pessoas sem trabalho
20/03/2025

Marcha lenta exige melhoria de acessos afetados pela obra na A/26
21/03/2025

Santiago do Cacém recebe a partir de hoje Europeu e Nacional de Enduro
28/03/2025