Sines recebe até amanhã (16 de maio), a 3.ª edição da (In)Forma, mostra dedicada à educação, formação e ao emprego, organizada pela Câmara Municipal de Sines e pelo Sines Tecnopolo.

A iniciativa que se realiza na Academia das Energias, na Zona Industrial de Sines, tem como objetivo dar a conhecer ofertas formativas e desenvolver ferramentas para jovens e preparar para o mercado laborar todas as pessoas à procura de emprego.

Na opinião de Marta Oliveira, responsável do Sines Tecnopolo, o certame “tem sofrido um crescimento significativo” desde a primeira edição.

Tem crescido imenso e já é um sucesso porque esta mostra está direcionada para os nossos jovens e tem como objetivo divulgar todas as ofertas formativas da região e dotar os jovens de ferramentas essenciais para a sua integração no mercado de trabalho”, sublinhou.

E ofertas de emprego, nas áreas da industria, turismo e náutica, não vão faltar durante os dois dias para quem visitar o evento.

"O nosso mercado está em constante mudança e, neste momento, as ofertas de emprego estão muito direcionadas para as áreas da industria, turismo e do mar que tem sido uma das áreas de grande destaque e aproveitamos este evento para mostrar aos jovens que há muito futuro no mar", explicou a responsável.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, o certame “veio para ficar” sendo “uma oportunidade para divulgar as ofertas formativas e de emprego” existentes na região numa altura em que muitos jovens começam a tomar decisões sobre o seu percurso de vida.

"Esta a terminar mais um ano letivo e muitas decisões têm de ser tomadas, seja para quem está a terminar o 9.º ano e tem de fazer escolhas para o secundário ou para quem está a pensar no seu percurso académico ou cursos profissionais. Conhecer mais significa tomar melhores decisões e esse é o grande objetivo deste evento", realçou.

Uma das novidades deste ano foi a Feira de Acesso ao Ensino Superior, que se realizou nas instalações da Escola Secundária Poeta Al Berto, em Sines. "Sabemos que nunca é fácil atrair os jovens para este tipo de eventos, com muita informação, e por isso decidimos ir até junto dos jovens e verifiquei que a iniciativa foi bem acolhida", concluiu. 

Esta quarta-feira, o dia de atividades começou, às 10:00, com a sessão de abertura da mostra, seguindo-se a apresentação do projeto Escola Virtual - Porto Editora, para pais e filhos, e demonstrações de cozinha ao vivo, pela Escola Profissional de Odemira.

A tarde é dedicada a um workshop sobre entrevistas de emprego pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e uma sessão de apresentação sobre oportunidades noutros países, pela Rede Eures + Centro Europe Direct e, uma mesa redonda sobre casos profissionais de sucesso.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.