O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, preside hoje à cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre os portos de Sines, Roterdão, Duisport e a empresa Madoqua para a criação de um Corredor Verde para o transporte de combustíveis limpos.

Este corredor ligará, por via marítima, os portos de Sines, Roterdão (Países Baixos) e Duisport (Alemanha).

A assinatura do Memorando realiza-se esta terça-feira, às 12:00, no Centro de Negócios da ZILS – Zona Industria de Logística de Sines, da aicep Global Parques, em Sines.

O consórcio internacional MadoquaPower2X (MP2X), liderado pela empresa Madoqua Renewables, vai instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes na ZILS.

O projeto inicial irá utilizar 560 megavoltamperes (MVA) para produzir anualmente 50.000 toneladas de hidrogénio e 300.000 toneladas de amoníaco verdes usando energia elétrica renovável. Na segunda fase, utilizará uma ligação elétrica de 1.400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verdes anualmente.

O MP2X prevê a construção e operação de parques solares e eólicos que produzirão energia renovável dedicada à unidade industrial em Sines a implementar em zonas do interior, desconcentradas e dispersas no território português.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.