Mais de 190 operacionais apoiados por oito meios aéreos combatem um incêndio numa zona de mato e pinhal na freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, com três frentes ativas, avançou fonte da proteção civil.

 

De acordo com a página da Proteção Civil, o incêndio que deflagrou às 14:49 deste sábado já mobilizou um total de 197 bombeiros, apoiados por 57 viaturas e oito meios aéreos.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral indicou que as chamas estão a consumir uma zona de mato e pinhal, em Baiona, na freguesia de São Teotónio.

Às 17:23 o incêndio em povoamento florestal encontrava-se ativo e com “três frentes que ardem com alguma intensidade”.

“As informações que temos do local indicam que os operacionais estão a fazer a prevenção a pontos sensíveis, como habitações e um parque de campismo em São Miguel”, adiantou a mesma fonte.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, adiantou que as chamas obrigaram à "evacuação por precaução" do Parque de Campismo de São Miguel.

“O parque de campismo, por precauções naturais, porque fica dentro de um pinhal foi evacuado. O incêndio está naquela zona, de um lado e do outro da estrada, e está muito próximo de chegar ao Algarve, entre São Miguel e Odeceixe”, avançou à agência Lusa o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro.

De acordo com o autarca, apesar de existirem “zonas mais ou menos controladas, a situação ainda está bastante instável”.

“Por precaução as pessoas foram convidadas a sair [do parque]”, explicou Hélder Guerreiro, indicando que existem “soluções no Brejão e em São Teotónio, caso seja necessário as pessoas pernoitarem”.

Segundo o autarca, não houve necessidade de evacuar habitações na localidade de São Miguel.

“Há ali um aglomerado urbano e também há a preocupação que [o incêndio] entre pela ribeira acima, e isso pode ser um problema até de perda de controlo do incêndio, mas vamos aguardar com calma agora”, explicou.

Ainda de acordo com o autarca, o incêndio obrigou também ao corte da Estrada Nacional 120.

No combate ao incêndio estão várias corporações de bombeiros do litoral alentejano, Algarve e Baixo Alentejo.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.