Litoral Alentejano Solidário é oficialmente uma cooperativa de solidariedade social
O grupo Litoral Alentejano Solidário (LAS), criado em 2017 para apoiar as vitimas dos grandes incêndios em Portugal, oficializou a sua atividade como cooperativa de solidariedade social. Em declarações à rádio M24 a porta-voz do LAS, Olinda Silva, explicou que este é mais um passo no caminho que o grupo tem traçado nos últimos quatro [...]
O grupo Litoral Alentejano Solidário (LAS), criado em 2017 para apoiar as vitimas dos grandes incêndios em Portugal, oficializou a sua atividade como cooperativa de solidariedade social.
Em declarações à rádio M24 a porta-voz do LAS, Olinda Silva, explicou que este é mais um passo no caminho que o grupo tem traçado nos últimos quatro anos.
"Precisamos de mais apoios e mesmo que as entidades o quisessem fazer, era impossível porque estavam limitados. Agora enquanto cooperativa ainda estamos muito "crus" e também queremos fazer o caminho devagar para aprender e fazer uma caminhada correta. Vamos ver se conseguimos mais apoios, já reunimos com a Câmara e abriram-se muitas portas, esperemos que se concretize", afirmou.
De acordo com a responsável, o grupo "tem cada vez mais solicitações e tem de passar recibos, coisas que não podem fazer enquanto grupo informal".
Enquanto grupo informal de voluntariado, o Litoral Alentejano Solidário, que começou por recolher e entregar bens nas zonas afetadas pelos grandes incêndios, passou a apoiar famílias de Sines com o início da pandemia de covid-19.
"Com início da pandemia passamos a ser muito mais solicitados com os apoioos alimentares dentro do concelho e, apesar de já fazermos parte do grupo informal que é composto pelos serviços sociais do município de Sines, Cáritas e Misericórdia, sentimos a necessidade de oficializar porque precisamos de mais apoios, não os da comunidade que tem estado sempre ao nosso lado, mas de espaços físicos para armazenar e atender as pessoas", explicou.
A responsável diz que o último ano pôs à prova o grupo de voluntários que trabalha diariamente para responder às necessidades de dezenas de agregados com e sem crianças.
"O ano último ano foi o ano que nos pôs à prova em que nos apareceu muitas famílias, trabalhadores precários, da restauração. O nosso objetivo não é sustentar as famílias, mas alavancar as famílias numa fase menos boa, tanto que famílias que já foram ajudadas, estão agora a ajudar".
Com a oficialização em cooperativa de solidariedade social, o LAS, pretende adquirir um espaço onde possa desenvolver toda a sua atividade e, com isto, aceitar mais voluntários.
Numa reunião com a Câmara Municipal de Sines, o grupo apresentou o seu plano de atividades como recém-constituída cooperativa de solidariedade social e manifestou interesse em integrar formalmente a Rede Social.
Foram igualmente abordados outros assuntos, com o objetivo de incrementar o apoio àqueles que mais necessitam.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024