Litoral Alentejano recebe primeiro Centro de Informação Intermunicipal ao Consumidor do país
O Litoral Alentejano vai contar com o primeiro Centro de Informação Intermunicipal ao Consumidor do país, que vai abranger cerca de 100 mil habitantes e garantir uma rápida resolução de conflitos de consumo. O protocolo de cooperação para a criação deste centro foi assinado esta quarta-feira, em Grândola, pela Diretora-Geral do Consumidor, Catarina Fonseca, e [...]
O Litoral Alentejano vai contar com o primeiro Centro de Informação Intermunicipal ao Consumidor do país, que vai abranger cerca de 100 mil habitantes e garantir uma rápida resolução de conflitos de consumo.
O protocolo de cooperação para a criação deste centro foi assinado esta quarta-feira, em Grândola, pela Diretora-Geral do Consumidor, Catarina Fonseca, e pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres.
De acordo com Vítor Proença, o centro vai reforçar as capacidades de informação e de defesa do consumidor.
“O centro vai reforçar as capacidades de informação e defesa do consumidor e a capacidade de um conjunto de ofertas e de relações dos cidadãos com as entidades”, explicou o presidente da CIMAL que reúne os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.
A nova estrutura, considerada “inovadora” devido ao seu âmbito intermunicipal, permite melhorar a relação dos cidadãos “com diversos operadores e fornecedores”, exemplificou o também presidente da Câmara de Alcácer do Sal.
“Estamos a falar de questões e de áreas muito importantes para os consumidores que tantas vezes se sentem defraudados e sentem que os seus direitos são postos em risco, daí a importância deste centro intermunicipal”, acrescentou.
De acordo com o autarca, “em breve” os consumidores “poderão dirigir-se a cada um dos cinco municípios da sua área de residência que ficarão responsáveis pela informação, esclarecimento e partilha dos casos com a Direção-Geral de Consumo”.
De entre as entidades parceiras da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral está a Associação de Defesa do Consumidor (DECO), adiantou o autarca.
Esta medida implementada pelo Governo tem como prioridade “a promoção da defesa dos consumidores, designadamente o acesso a melhor informação e à rápida resolução de conflitos de consumo”.
Em Portugal, estão em funcionamento 75 Centros de Informação Autárquica ao Consumidor.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024