Lagoa de Santo André abre ao mar a 07 de março
A abertura artificial ao mar da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, está marcada para o próximo dia 07 de março, às 17:00, depois de ter sido cancelada em 2022 devido à seca extrema, divulgou hoje a Junta de Freguesia de Santo André. A autarquia recebeu uma nota oficial da Agência [...]
A abertura artificial ao mar da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, está marcada para o próximo dia 07 de março, às 17:00, depois de ter sido cancelada em 2022 devido à seca extrema, divulgou hoje a Junta de Freguesia de Santo André.
A autarquia recebeu uma nota oficial da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com a garantia de que “o rompimento da barra arenosa que separa a Lagoa de Santo André do mar” está agendada para o próximo dia 07 de março, pelas 17:00.
De acordo com André Matoso, diretor da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo, integrada na APA, a operação está sujeita à ocorrência de “ligeiras alterações”, tendo em conta “os fatores físicos” como as condições climatéricas e o estado do mar,
Em 2022, a operação esteve agendada por duas vezes, a 18 e 31 de março, mas acabou por ser cancelada devido ao “volume extremamente baixo de água acumulada na lagoa”, que não garantia “potencial hidráulico suficientemente forte” para “a limpeza dos fundos no momento do rompimento da barra”.
A abertura da Lagoa de Santo André acontece todos os anos por altura do equinócio da Primavera e, além do espetáculo que a natureza proporciona, visa a renovação das espécies e a limpeza da água.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024