O primeiro dia da sétima e última ronda do Campeonato do Mundo de EnduroGP 2023, Terra única- GP de Portugal foi marcado por muita adrenalina com os pilotos a darem o seu melhor nas exigentes especiais de Santiago do Cacém/Santo André, tendo três deles já sido consagrados campeões do Mundo nas suas categorias, enquanto que o campeão do Mundo EnduroGP só será conhecido este domingo.

Vencendo a classificação geral da categoria EnduroGP do dia, Josep Garcia (Red Bull KTM Factory Racing), tornou-se Campeão Mundial de Enduro, enquanto que Jane Daniels  (Fantic JET Racing), invicta desde o primeiro dia em que correu este ano, conquistou o Magnorange FIM Campeonato Mundial de Enduro Feminino. Já Kevin Cristino (Fantic Factory Racing) juntou-se à festa ao garantir o título mundial de Enduro Youth.

No final da primeira volta, Garcia contava com uma vantagem de dois segundos sobre Andrea Verona (GasGas) e tinham ambos mais de 14 segundos de vantagem sobre McCanney que estava em terceiro lugar. McCanney, que estava a ter uma das suas melhores corridas da temporada, tinha uma vantagem de menos de sete segundos de Watson, MacDonald e Holcombe.

No final da segunda volta, o piloto da KTM ampliou a sua vantagem sobre Verona para 10 segundos, enquanto Holcombe avançou para o terceiro lugar, com a terceira e última volta a ser decisiva.

Holcombe venceu tanto o POLISPORT Extreme Test quanto o JUST1 Enduro Test, Garcia liderou o último ACERBIS Cross Test e o CrossPro Enduro Test, acabando por vencer o dia. Verona fez uma gestão muito eficaz da corrida e geriu muito bem a diferença para Holcombe, mantendo o segundo lugar. A luta pelo título do EnduroGP vai continuar, este domingo, último dia da competição.

Com a vitória no EnduroGP, Garcia, conquistou o pódio do Enduro1 assegurando o título mundial do Enduro1 com um dia de antecedência. McCanney ficou em segundo e Pichon completou o pódio.

"Depois de um grande ano, é incrível sair com o título de Enduro1. Houve muitos altos e baixos, mas nunca desisti. Estou feliz pela minha equipa e por todos os que me apoiaram para conquistar esta vitória", disse Josep Garcia (KTM) no final da corrida.

A vitória no Enduro2 foi conquistada por Verona, que terminou 15 segundos à frente de Holcombe. A vitória de Verona adiou para o último dia a decisão da conquista do título.

Brad Freeman (Beta Factory racing) obteve uma vitória crucial no Enduro3 ao fazer menos cinco segundos que Mikael Persson (Husqvarna), aumentando a sua vantagem no campeonato para 12 pontos.

No GALFER FIM Campeonato do Mundo de Enduro Júnior, Albin Norrbin (Fantic Factory Racing), conquistou a vitória e reduziu a diferença para o líder de pontos Jed Etchells (Fantic) para sete pontos, antes do último dia de corridas.

Para Kevin Cristino (Fantic), vencedor no Enduro Youth, foi "incrível vencer o título" depois do trabalho e dedicação dos últimos três anos, graças também "à minha equipa que me ajudou a alcançar este momento".

Já Jane Daniels (Fantic), vencedora do Magnorange FIM Campeonato Mundial de Enduro Feminino, mostrou-se "muito feliz" pela conquista deste título.

"Não foi um dia fácil. O calor afetou-me realmente e foi difícil. Vencer o título com sete vitórias em sete etapas é incrível. Seria maravilhoso acabar o meu ano com uma temporada perfeita, por isso vou dar o meu melhor", garantiu.

Este domingo, último dia de corridas da temporada de 2023, que promete ser de emoções fortes, a cerimónia de consagração dos vencedores do Campeonato do Mundo EnduroGP ocorrerá às 20:00 no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.