Investimento de 1,2ME na requalificação do Posto Territorial de Santo André da GNR
O Posto Territorial da GNR de Santo André vai ser requalificado, no âmbito de um contrato interadministrativo entre o Estado e o município, num investimento de 1,2 milhões de euros. “Esta foi uma obra definida como prioritária por parte das forças de segurança, estava nas nossas prioridades e é importante que o município assuma também [...]
O Posto Territorial da GNR de Santo André vai ser requalificado, no âmbito de um contrato interadministrativo entre o Estado e o município, num investimento de 1,2 milhões de euros.
“Esta foi uma obra definida como prioritária por parte das forças de segurança, estava nas nossas prioridades e é importante que o município assuma também esta corresponsabilidade, tendo em vista dar outra celeridade ao procedimento”, destacou hoje o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
O governante falava, em Santiago do Cacém, na cerimónia de assinatura do contrato interadministrativo entre o município, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) e a Guarda Nacional Republicana, para a reabilitação/adaptação do Posto Territorial da GNR de Santo André.
O “investimento de 1,2 milhões euros” é, no entender do governante, “um exemplo da boa cooperação que se estabelece entre a administração central e as autarquias locais por intermédio dos contratos interadministrativos”.
No âmbito deste contrato, o Governo garante ao município o “financiamento a 100%” desta empreitada que poderá estar concluída dentro de “dois anos”, explicou o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.
“O próprio ministério executou o projeto para percebermos a estimativa real da obra e agora a câmara fica, formalmente, mandatada para lançar o concurso público e iniciar a obra e acreditamos que irá arrancar no final do ano, início de 2024”, indicou.
O novo Posto Territorial da GNR de Santo André ficará localizado “nas antigas instalações da Guarda Fiscal”, no Bairro Azul, em Vila Nova de Santo André.
Durante a cerimónia, o autarca apelou à intervenção do ministro da Administração Interna para o reforço de “mais efetivos” que garantam “a segurança das populações”, nomeadamente nas freguesias de Ermidas-Sado e Alvalade, no interior do concelho, e de “mais meios”, designadamente “viaturas”.
O autarca aproveitou ainda a ocasião para relembrar que é também “urgente o reforço do investimento público” para garantir que este território tenha condições para “enfrentar os desafios” que enfrenta tendo em conta os investimentos previstos para o Complexo Industrial, Logístico e Portuário de Sines.
Por seu lado, o governante lembrou que está em curso um investimento de 607 milhões de euros para modernizar e requalificar infraestruturas e melhorar a operacionalidade das forças de segurança.
Deste montante, indicou, 250 milhões de euros são canalizados para “infraestruturas materiais”, como “esquadras e postos territoriais novos ou requalificação de estruturas já existentes”, 250 milhões de euros “para modernização das infraestruturas tecnológicas e de sistemas de comunicação das forças de segurança”.
Está ainda previsto um investimento de “60 milhões de euros na aquisição de viaturas, mais de 15 milhões de euros para equipamentos de proteção individual e ainda investimentos bastante significativos nomeadamente na aquisição de armamento e de outros materiais de natureza operacional”, concluiu.
De acordo com fonte do Governo, no atual programa de investimento em equipamentos e infraestruturas, está previsto um investimento global de 15,2 milhões de euros em 13 infraestruturas no distrito de Setúbal.
No litoral alentejano, o MAI prevê a construção do Destacamento Territorial de Grândola e do Posto Territorial de Santo André da GNR.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024