O Instituto Hidrográfico, através da Brigada Hidrográfica, concluiu a terceira campanha de 2021 do levantamento topo-hidrográfico em São Torpes, no concelho de Sines, foi hoje divulgado.

Durante o período da missão, na qual estiveram envolvidos oito militares, foram realizados, "com sucesso", levantamentos hidrográficos com sistemas sondadores multifeixe (instalado a bordo da UAM Atlanta) e de feixe simples (instalado num bote Zebro III).
"De forma a cobrir uniformemente toda a faixa costeira, foi também realizada a topografia da praia pelos militares equipados com recetores GNSS (Global Navigation Satellite System)", adiantou a Marinha portuguesa.
Desde 2019 que o Instituto Hidrográfico, por solicitação da administração dos Portos de Sines e do Algarve, avalia e monitoriza trimestralmente os impactos que as ampliações das estruturas portuárias do porto de Sines têm na evolução da morfologia costeira adjacente, nomeadamente na zona da praia de São Torpes.
"O arranque das obras de expansão do Terminal XXI, em fevereiro deste ano (e do respetivo molhe em fevereiro de 2020), constituiu-se como um passo essencial para reforçar a capacidade operacional deste porto, que tem vindo a afirmar-se como um dos principais no sul da Europa, contribuindo para o desenvolvimento económico da região e do país", acrescentou.
Este levantamento topo-hidrográfico reveste-se de particular importância nomeadamente para a avaliação do impacto que este empreendimento tem nas dinâmicas sedimentares e oceanográficas locais. Para tal, envolve uma equipa multidisciplinar constituída por várias divisões do IH, em particular as divisões de Hidrografia, Geologia Marinha e Oceanografia.
A missão prossegue a bordo da UAM Atlanta, que permanece em campo para apoiar a divisão de Geologia Marinha na recolha de amostras de sedimentos para posterior análise laboratorial.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.