Alcácer do Sal conta, a partir de hoje, com uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) que ficará centralizada no Serviço de Urgência Básica (SUB), revelou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O arranque da atividade da SIV de Alcácer do Sal acontece, pelas 15:00, numa cerimónia organizada pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e o INEM, que contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Segundo o INEM, a ambulância SIV de Alcácer do Sal vai funcionar segundo o modelo de gestão integrada, que prevê a partilha de recursos humanos entre o INEM e o Serviço de Urgência.

“Isto significa que os enfermeiros que integram a tripulação da SIV desempenham também funções no SUB, otimizando a eficiência e melhorando a manutenção de competências técnicas dos profissionais”.

As ambulâncias SIV do INEM são tripuladas por um(a) enfermeiro(a) e um(a) técnico(a) de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida (SIV), designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).

De acordo com a ULSLA, em comunicado, com a entrada em funcionamento da nova SIV, a região do litoral alentejano “passa a contar com mais um meio de emergência, a par com a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) sediada nos Hospital do Litoral Alentejano e a SIV sediada em Odemira”.

Este reforço tem como objetivo “a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população, tais como manobras de reanimação”, avança.

Segundo a ULSLA, ao nível dos recursos técnicos, este meio tem a carga de uma ambulância de Emergência Médica, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos.

“O equipamento da ambulância de Suporte Imediato de Vida permite ainda a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais, possibilitando assim que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a Unidade Hospitalar mais adequada”, reforça.

Nesta primeira fase, até que sejam concluídas as obras de requalificação do Centro de Saúde de Alcácer do Sal, a SIV ficará instalada numa estrutura edificada junto ao SUB, passando para o interior do edifício logo que as obras estejam concluídas.

Ainda de acordo com a ULSLA, o Centro de Saúde de Alcácer do Sal tem financiamento assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que permitirá requalificar e modernizar as atuais instalações.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.