O mural, com 100 metros de comprimento, dedicado aos Caminhos de Santiago, da autoria de Madalena Palminha, foi inaugurado, este sábado, com uma cerimónia que contou com a animação do grupo À Cante Alentejano Vozes D’Além Tejo.
A pintura do mural, que decorreu durante oito meses, é uma homenagem a todos os peregrinos que percorrem os caminhos até Santiago do Compostela e representa, para a autora "o trabalho da sua vida".
Segundo o município, Madalena Palminha ofereceu estre trabalho à cidade de Santiago do Cacém e ao Caminho de Santiago Central do Alentejo. Na sua intervenção agradeceu o apoio de todos que colaboraram na concretização deste projeto que dedicou também aos seus pais.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, referiu que este projeto foi proposto pela autora à autarquia, que prontamente, deu todo o apoio a este trabalho "extraordinário" para que fosse possível a sua concretização, que decorreu durante oito meses.
Pedro Beato, representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, confidenciou a todos os presentes que este é um "trabalho único em todo o Caminho de Santiago, no nosso território" e lançou um desafio à autora para a realização de novos trabalhos na rota dos Caminhos de Santiago. Madalena Palminha ofereceu estre trabalho à cidade de Santiago do Cacém e ao Caminho de Santiago Central do Alentejo.
Esteve também presente na inauguração a Presidente da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra. O grupo À Cante Alentejano Vozes D’Além Tejo, presentearam os presentes com as suas "modas".
A iniciativa teve início com a realização de um troço dos Caminhos de Santiago, entre a Aldeia dos Chãos e o mural, por caminhantes cavaleiros e praticantes de BTT, representando várias maneiras de se percorrerem os Caminhos.
O trabalho artístico foi desenvolvido numa parede na zona onde tem início uma das etapas pela cidade dos Caminhos de Santiago e inclui a pintura de vários painéis com os símbolos que representam os percursos, como as vieiras e a cruz da Ordem de Santiago, além dos peregrinos.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.