Um monumento em homenagem ao navegador Vasco da Gama foi inaugurado hoje, em Sines, numa cerimónia que contou com a presença do Chefe de Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo.

De acordo com o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, esta obra permite, a quem entra na cidade de Sines, "um primeiro contacto" com "a grande figura e grande navegador que foi Vasco da Gama".

"Em 2017 realizámos um grande encontro internacional dedicado ao Porto e às histórias de Sines, onde Vasco da Gama foi a grande figura. Quisemos também valorizar Vasco da Gama através deste monumento, mas estamos também a construir um Observatório do Mar que tem por objetivo homenagear a sua figura e, por isso, estamos a trabalhar para que seja o representante máximo de Sines e, sobretudo, uma figura do Mundo que nasceu em Sines", afirmou.

A construção do monumento representa um investimento de cerca de "40 mil euros", revelou o autarca, que não precisou o valor da empreitada de embelezamento da rotunda.

"O arranjo da rotunda foi uma empreitada à parte, mas não é significativo, tendo em conta aquilo que este monumento representa e aquilo que pode representar para o futuro de Sines", reforçou.

O trabalho de escultura, da autoria do artista Vítor Ribeiro, que "demorou cinco meses a executar" representa a figura de Vasco da Gama, assim como as caravelas São Gabriel, São Rafael e Berrio, esculpidas em duas paredes de pedra, com seis metros de altura.

"É um calcário em relevo e depois a pedra é tingida com óxido de ferro", explicou o artista, que trabalha a pedra "com máquinas e martelos pneumáticos, num processo normal para elaborar a escultura".

Além do monumento, a rotunda, que será iluminada durante a noite, foi embelezada com uma representação do brasão de Sines elaborado em ferro.

Antónia Luzes, moradora naquela zona há 50 anos, não escondeu à rádio M24 a sua satisfação por agora ter como "vizinho" a grande figura de Vasco da Gama.

"Já estive a ver a obra, daqui consigo ver, agora lá acima não vou. Se deixarem as escadinhas vamos lá ver mais de perto, mas não vou galgar aquele muro", disse.

A moradora, "nascida e criada em Sines", assistiu aos longos meses de trabalho para construir a rotunda e no dia da sua inauguração não escondeu a satisfação pelo trabalho concluído.

"Acho que está muito bonito porque, antigamente, a minha casa estava muito isolada. A gente até tinha medo de ir por esses caminhos às escuras. Somos nascidas e criadas em Sines e ficamos muito contentes por ser o Vasco da Gama.

Além deste monumento e de uma estátua junto ao Castelo, inaugurada em 1970, a autarquia revelou que está também projetada “a instalação de um monumento focado na viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, num ponto mais interior da entrada norte da cidade”.

 

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.