O Ministério das Infraestruturas e da Habitação e o Ministério da Saúde anunciaram, esta segunda-feira, que vão ser reabilitados 38 heliportos hospitalares, entre eles o do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Segundo o Governo, “trata-se de um projeto de maior impacto na qualidade do serviço de emergência médica prestado aos cidadãos e, por conseguinte, na vida das pessoas.”

“Foram identificados 38 heliportos hospitalares que necessitam de intervenção com vista à melhoria da sua operacionalidade, de forma a garantir e reforçar a capacidade de resposta do SNS no acesso urgente ou prioritário", refere o Governo.

Numa primeira fase, foram selecionados pelo INEM 12 heliportos cuja reabilitação se afigura prioritária, prevendo-se que estas intervenções fiquem concluídas até ao final de 2020.

Na lista dos 12 heliportos prioritários a reabilitar surgem os heliportos do Hospital de Évora e o do Hospital Litoral Alentejano em Santiago do Cacém.

"Nas próximas semanas serão feitas as visitas técnicas aos 12 heliportos identificados como prioritários para fazer um levantamento das necessidades específicas de cada um", sublinha.

De acordo com o Governo, a "requalificação da malha de heliportos hospitalares do país contribui decisivamente para garantir um igual acesso à saúde por parte de todos os cidadãos, em qualquer parte do território, medida fulcral para a coesão territorial e social".

“A operacionalidade dos heliportos hospitalares públicos envolve a cooperação de várias entidades, designadamente das administrações hospitalares titulares da infraestrutura, das Câmaras Municipais, por causa do ordenamento do território, da gestão urbanística e das servidões aeronáuticas, do INEM, responsável pela operação dos helicópteros de emergência médica, e da ANAC, enquanto entidade licenciadora dos heliportos hospitalares”, conclui.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.