A Câmara de Grândola anunciou hoje que vai investir 240 mil euros na construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (Canil/Gatil) com capacidade para acolher mais de 50 animais do concelho.

 

O projeto visa "alojar cães e gatos vadios ou errantes encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, alojar animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais, executar campanhas de profilaxia médica e sanitária, programas e ações que visem o bem-estar animal".

O futuro Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Grândola, vai ser construído em terreno municipal, em Vale do Poço, na Estrada Nacional (EN) 261-1, junto à Estação de Transferência, por se tratar de "um local de fácil acessibilidade e com a distância suficiente de habitações" para "evitar prováveis incómodos à população provocados pelo ruído dos animais", refere, em comunicado, o município.

O centro será constituído por um edifício de serviços, canil e gatil com implantação articulada entre si e circuitos funcionais. O edifício de serviços inclui zona de receção e circulação, gabinete veterinário, sala de esterilização e de recobro, sala de tratamentos e enfermaria, zona de higienização e de fármacos, armazéns de rações e de material de captura e antecâmara.

O canil organiza-se sob duas alas de celas destinadas aos canídeos, com um corredor central que permite o acesso às ‘boxes’, estando garantida a segurança entre animais e tratadores e contará com 24 celas interiores (20 para cães, duas para outros animais e duas celas de quarentena) e 22 celas exteriores (20 para cães e duas para outros animais).

O gatil é composto por um corredor de acesso, três celas interiores e três celas exteriores.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.