Mais de 20 ‘chefs’ de vários pontos do país, incluindo do Alentejo, juntam-se em Santiago do Cacém, este fim de semana, num festival onde não faltarão pratos de homenagem à gastronomia alentejana, ‘temperados’ com animação musical.

 

O Festival Arrebita, que vai para a 4.ª edição, realiza-se pela primeira vez na região do Alentejo, no Mercado Municipal de Santiago do Cacém, e recebe, no sábado e no domingo, jovens “que estão a dar cartas na nova cena gastronómica alentejana [e] ’chefs’ consagrados pelo Guia Michelin”, explicou a organização, em comunicado.

O evento, com entradas gratuitas, promete colocar Santiago do Cacém “no epicentro da gastronomia nacional” e é coorganizado pela Amuse Bouche, agência de comunicação e eventos especializada em gastronomia, e Câmara de Santiago do Cacém, com o apoio principal do Turismo de Portugal e Turismo do Alentejo.

O mercado da cidade do litoral alentejano e os seus habituais produtores e comerciantes vão partilhar o espaço com dezenas de ‘chefs’, alguns detentores de estrelas Michelin, pasteleiros e padeiros, que vão confecionar autênticas iguarias, pelo preço único de seis euros.

O evento arranca no sábado, às 12:30, com uma grande variedade de pratos à disposição do público, que poderá escolher entre o grão com fiambre de javali (iguaria do século XVIII)acompanhado de marmelos em calda e maionese de salva, do ‘chef’ João Narigueta, ou as almôndegas de coração de boi, de Francescco Ogliari.

Mas as sugestões gastronómicas não ficam por aqui, com o ‘chef’ Joaquim Saragga Leal, “nome incontornável da gastronomia da região”, a confecionar uma granada de línguas de bacalhau com enchidos alentejanos, enquanto Diogo Águas promete adoçar a festa com a sua sobremesa de arroz carolino, pinhão e mel.

António Nobre, considerado “embaixador” da cozinha alentejana, e os também ‘chefs’ de restaurantes no Alentejo Gonçalo Queiroz, Filipe Rebocho, Filipe Bilro, Rúben Trindade Santos, David Proença e David Vitorino vão apresentar “pratos surpreendentes”, realçou a organização.

À noite, a gastronomia dá lugar às bebidas, sendo servidos vinhos da região, cocktails e gins produzidos no concelho de Santiago do Cacém.

No domingo, o evento recebe, entre as 12:30 e as 20:00, “a maior concentração de ‘chefs’ com estrelas Michelin”, não havendo “limites para a criatividade” dos pratos.

Na cozinha vão estar Vincent Farges, Alexandre Silva, Gil Fernandes, Miguel Laffan, Luís Brito, Tiago Bonito, José Lopes ou André Cruz, entre outros ‘chefs’.

O teatro de rua e a música ambulante dos Farra Fanfarra, DJ Funkamente (sábado) e a banda de Toty Sa’Med (domingo) vão garantir a animação do certame gastronómico.

O Arrebita Portugal é uma iniciativa criada pela Amuse Bouche no período da pandemia de covid-19, em agosto de 2020, para combater a grave crise que assolou a indústria da restauração.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.