Feira de Chocolate apresenta bombom de Grândola e é o público que vai escolher o nome
A edição deste ano da Feira do Chocolate, em Grândola, que está a decorrer este fim de semana, tem como novidades a apresentação oficial do ”bombom de Grândola” e uma exposição sobre o fabrico do chocolate, desde a plantação ao produto final. De acordo com o município, no evento mais delicioso do litoral alentejano, vai [...]
A edição deste ano da Feira do Chocolate, em Grândola, que está a decorrer este fim de semana, tem como novidades a apresentação oficial do ”bombom de Grândola” e uma exposição sobre o fabrico do chocolate, desde a plantação ao produto final.
De acordo com o município, no evento mais delicioso do litoral alentejano, vai ser apresentado o “bombom de Grândola” que junta o pinhão, produto endógeno do concelho, ao chocolate para criar uma nova oferta gastronómica local.
O novo bombom artesanal de Grândola “surge do desafio lançado pelo município ao chefe Chocolateiro Melgão que com a sua larga experiência criou o “bombom de Grândola” inspirado no património gastronómico do concelho”, explicou.
“A criação deste novo produto tem como objetivo aproveitar a grande variedade e reconhecida qualidade dos nossos produtos endógenos, neste caso o pinhão, para criar uma nova oferta gastronómica de Grândola”, afirmou a vereadora com o pelouro do turismo, Carina Batista, acrescentando que "o público vai poder batizar este bombom, a partir de quatro nomes à escolha".
Esta “deliciosa tentação de chocolate e pinhão cujo processo de criação será dado a conhecer no dia 11, no espaço do ‘showcooking’, aos visitantes do certame e em particular aos agentes da restauração e da doçaria do concelho”, afirmou.
Segundo a autarquia, o espaço do ‘showcooking’ tem sido nas últimas edições um ponto de paragem eleito pelos visitantes e, este ano, está novamente confirmada a presença de conceituados chefs que vão partilhar a sua arte nos três dias do evento.
Outra das novidades da edição deste ano é a exposição sobre o fabrico do chocolate, desde a plantação até à transformação no produto final.
Como vem sendo habitual, os ‘chocolatiers’ Marlene Alexandre e Humberto Lavos vão estar durante os três dias do certame a esculpir em chocolate a fachada da Igreja de Nossa Senhora de Azinheira dos Barros.
Este ano, a programação da feira não se limita ao Parque de Feiras e Exposições, estando previsto, na manhã de sábado, o tradicional magusto para celebrar o São Martinho, no Mercado Municipal, com animação itinerante a cargo de “Os Vocalistas”, muitos petiscos, oferta de castanhas e ‘showcooking’ com a ‘chocolatier’ Céu Carvalho.
O programa musical inclui o concerto do cantor alentejano Khiaro (sexta-feira), música tradicional portuguesa com Sebastião Antunes & Quadrilha (sábado), animação itinerante, teatro físico, teatro de rua, espetáculos circenses e de fogo.
A edição da Feira de Chocolate apresenta ainda mais de meia centena de expositores de venda e mostra sempre com o chocolate como ingrediente principal, tasquinhas com pratos regionais, ‘street food’ e uma nova e confortável área de lazer.
Galeria de fotos
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024