Ermidas-Sado com investimento de 3,5ME em nova ETAR
A obras de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas-Sado, um investimento de 3,5 milhões de euros, deverão estar concluídas no final deste ano, avançou o município de Santiago do Cacém. De acordo com a autarquia, em comunicado, a intervenção, a cargo da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), está “na [...]
A obras de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas-Sado, um investimento de 3,5 milhões de euros, deverão estar concluídas no final deste ano, avançou o município de Santiago do Cacém.
De acordo com a autarquia, em comunicado, a intervenção, a cargo da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), está “na fase inicial” prevendo-se que o período de execução decorra “até final de 2023”.
A empreitada prevê “a alteração do local de descarga do atual emissário” da ETAR “para uma zona menos sensível”, explicou o município.
Para o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que esta semana visitou o local onde estão a decorrer as obras da nova ETAR, esta é uma “obra de extrema importância” e representa um investimento “significativo” na área do saneamento.
Trata-se de uma obra “há muito aguardada, porque a atual ETAR já não reúne as condições hoje exigidas”, reforçou o autarca, citado no comunicado.
A obra da nova ETAR de Ermidas-Sado “está inserida na parceria estabelecida entre o município de Santiago do Cacém e a empresa AgdA” e “na qual estão integrados outros municípios do Alentejo”.
Segundo a AgdA, a ETAR de Ermidas-Sado “foi projetada para, no futuro, continuar a assegurar as necessidades da população e empresários”, tendo em conta o crescimento da população, assim como do Parque Empresarial de Ermidas- Sado que “necessitavam desta resposta”.
No âmbito desta parceria, foram realizados outros investimentos, como as ETAR de Cercal do Alentejo e de Alvalade, o emissário que liga a Barragem de Alqueva às freguesias de Abela, Alvalade e Ermidas-Sado ao nível do abastecimento de água, e investimentos que se estenderam, também, a Santiago do Cacém e a São Domingos.
A construção desta ETAR tem financiamento assegurado através do Programa COMPETE, ao abrigo da iniciativa REACT-EU (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa) no valor de 2 milhões de euros.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024