O programa EDP Solidária Sines vai financiar 11 projetos que promovem ações sociais nas regiões de Sines e Santiago do Cacém, revelou hoje a empresa.

Cada projeto selecionado pelo EDP Solidária Sines – programa que resulta de uma parceria entre a EDP Produção e a Fundação EDP – irá agora beneficiar de um apoio financeiro até um limite de 20 mil euros.

De acordo com a empresa, em comunicado, a dotação total inicialmente prevista de 90 mil euros acabou por ser reforçada para cerca de 141 mil euros, de forma a acomodar mais projetos que demonstraram ter um forte impacto social na comunidade.

Entre as várias candidaturas apresentadas este ano, destacaram-se as que potenciam oportunidades de emprego e criação de pequenos negócios, apoio a crianças e idosos, melhoria da eficiência energética e renovação de edifícios e iniciativas de inclusão, avançou.

As candidaturas foram avaliadas de acordo com uma vasta lista de critérios, entre os quais se destacam a relevância social, os recursos humanos afetos ao projeto, as parcerias e a sustentabilidade – uma avaliação que contou com um júri multidisciplinar, formado por representantes da EDP Produção, da Fundação EDP, da Segurança Social, da Universidade de Évora e da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal.

"Os projetos escolhidos irão assim alargar o conjunto de iniciativas locais que visam o desenvolvimento económico e social das regiões de Sines e de Santiago do Cacém", destacou.

Através do EDP Solidária, a Fundação EDP já apoiou vários projetos nos últimos anos no país, procurando assim reforçar a sua intervenção social e económica. Este programa é uma das ações previstas dentro do ‘Futuro Ativo Sines’, que envolve várias iniciativas de dinamização social, de formação e de empreendedorismo no território – um exemplo é o Gabinete Local de Encaminhamento Social (GLES) – uma parceria entre a EDP, a Câmara de Sines e o Instituto de Emprego e Formação Profissional – e que está a funcionar no Sines Tecnopolo para prestar apoio gratuito à população local.

Consulte a lista abaixo para conhecer cada um dos 11 projetos selecionados pelo EDP Solidária Sines.

  • Multiplicar para ajudar

Promotor: Cooperativa LAS - Litoral Alentejano Solidário
Projeto: Criar e desenvolver marca própria e um atelier artesanal de pastelaria e confeitaria; formar pessoas e combater o desperdício alimentar; comprar material de cozinha, material gráfico, contratar um funcionário e suporte de despesas com combustíveis e renda.

  • Uma porta e uma janela = Mil sorrisos

Promotor: Ass. de Moradores do Salão Comunitário da Sonega
Projeto: Melhorar o conforto térmico e promover uma maior eficiência energética do edifício, com substituição de portas e janelas e diminuição de custos de climatização.

  • SINESFUTE

Promotor: Associação FITSalvador
Projeto: Promover a prática de exercício físico, sobretudo junto de pessoas em risco de exclusão social, através de sessões de treino gratuitas e abertas à comunidade; compra de materiais e contratação de um técnico.

  • Prosas a olhar o Futuro

Promotor: Ass. Prosas Projeto Sénior de Artes e Saberes de Sines
Projeto: Melhorar as condições de uma sala de aula para idosos e aumentar número de alunos e professores; comprar mobiliário e materiais e contratar um funcionário administrativo.

  • Cuidar vivências, inovar respostas

Promotor: Santa Casa da Misericórdia de Sines
Projeto: Renovar e inovar as respostas sociais do Centro de Dia e serviço de apoio ao domicílio; compra de uma consola de jogos e tablet, mobiliário e decoração, fardas e logotipo, e contratação de um funcionário.

  • A energia que nos aquece

Promotor: CERCISIAGO
Projeto: Aumentar a eficiência energética, através de obras de melhoria e aquisição de equipamentos mais adequados e de utilização de energia solar nos Lares de Sines e Santiago do Cacém.

  • SOS Brincar

Promotor: Cooperativa Espiga
Projeto: Equipar jardim infantil de forma a estimular desenvolvimento das crianças; construir pavimento para parque de triciclos e bicicletas e outros equipamentos de recreio.

  • Gabinete de Apoio Social do Imigrante e Espaço Comunitário

Promotor: Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém
Projeto: Intervenção social e comunitária para diminuição de problemas da comunidade imigrante de Sines; promover inclusão social, literacia digital e igualdade de oportunidades; compra de material informático, mobiliários, obras de renovação e contratação de três técnicos.

  • AMIJOVEM - CENTRO DE CONVÍVIO

Promotor: Amissa - Associação de Amigos Solidários de Santo André
Projeto:Criação de espaço de convívio, lazer e aprendizagem, para acompanhamento de jovens nas horas extracurriculares; obras e compra de material informático.

  • Rodas Solidárias - Transporte Seguro

Promotor: Casa do Povo de Alvalade
Projeto: Substituição e pintura de plataforma elevatória de cadeiras de rodas de uma carrinha que transporta utentes da Casa do Povo de Alvalade.

  • Conforto e isolamento de tubos de aquecimento

Promotor: Casa de Jovens O Farol
Projeto: Aumento do conforto e segurança das crianças da Casa de Jovens, através da compra de colchões, pontos de luz e tapetes.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.